2011ARQUIVONotícias

Operadora brasileira cita a função Siri na publicidade do iPhone 4S

Como sabemos, a Apple decidiu não citar o Siri (seu novo assistente vocal) na divulgação do iPhone 4S no Brasil, porque ele ainda não funciona em português. Isso é bastante compreensível, pois a empresa quer evitar de iludir o consumidor com uma função que não estará disponível no nosso país.

Mas a TIM não está tomando o mesmo cuidado. Em um email enviado na noite desta segunda à sua base de clientes, a operadora promete a função como uma das características do novo aparelho.

O problema é para quem comprar o novo modelo esperando poder “fazer chamadas, enviar mensagens e acessar a previsão do tempo apenas com a voz“. Tudo isso é possível sim, mas apenas para quem domina o idioma inglês, francês ou alemão, o que torna inviável a popularização no nosso país (afinal, a maioria manda emails e mensagens em português).

Além disso, o email comete outro erro: informa que é possível baixar jogos na App Store. No Brasil, não há a categoria Games na loja de aplicativos da Apple e a solução alternativa (usar uma conta argentina) não é suportada pela Maçã.

Parece que a equipe de marketing da operadora anda lendo mais sites internacionais que nacionais e esqueceu de conferir se todas as funções já estariam disponibilizadas no nosso país. No passado, as operadoras já tiveram problemas no PROCON porque clientes não conseguiam ativar o FaceTime ou o compartilhamento de internet.

Para os que estão recebendo o email, que fique claro que o Siri não ganhará suporte para o português antes de 2012.

Imagens: edourisboure e André Peixoto

Botão Voltar ao topo