Notícias

A rede social Threads já está disponível no Brasil

Com algumas horas de antecedência da data marcada para lançamento, entrou no ar no final desta quarta-feira (5) a rede social Threads, uma tentativa do Instagram de oferecer uma alternativa ao Twitter.

Quem já tem um perfil no Insta automaticamente já possui seu usuário na nova rede, bastando apenas logar e configurar a conta.

Confira como instalar e participar do Threads.


Após meses de rumores, vazamentos e uma disputa milionária entre os bilionários Mark Zuckerberg e Elon Musk, o concorrente do Twitter criado pela Meta finalmente chegou.

Agora, os usuários podem acessar a nova plataforma baixando o aplicativo para iOS e Android.

Como o Threads funciona

No Threads, é possível criar posts com até 500 caracteres, compartilhar fotos e vídeos de até cinco minutos.

O aplicativo apresenta uma interface relativamente similar ao Twitter, com opções para curtir, comentar, repostar e compartilhar threads.

Como o app está intimamente ligado ao Instagram, os usuários podem fazer login com o nome de usuário que já possuem e seguir facilmente as mesmas pessoas que seguem na outra plataforma.

Assim que você ativa a sua conta, todos os seus seguidores no Instagram são avisados, o que facilita muito o início, pois muitos irão seguir você também na nova rede.

Threads Instagram
Se você for popular, receberá muitas notificações nos primeiros dias (Toque na imagem para ampliá-la)

Assim como no Instagram, o feed principal no Threads contém conteúdo recomendado e posts das pessoas seguidas.

Aparentemente, não há uma opção para alternar entre fluxos de conteúdo recomendado e apenas de seguidores, como no Twitter, mas essa é uma funcionalidade que a Meta pode adicionar posteriormente.

A Meta está estendendo alguns dos controles de privacidade do Instagram para o Threads, como a capacidade de filtrar certas palavras nas respostas.

Os usuários também podem limitar quem pode responder às suas threads, permitindo que todos na plataforma, apenas pessoas seguidas ou apenas os usuários mencionados na postagem possam fazê-lo.

No lançamento, a Meta não está incluindo suporte para o ActivityPub no Threads. Esse protocolo descentralizado de redes sociais, também usado pelo Mastodon, tornaria possível transferir suas informações do Threads para outro host, entre outras coisas.

Mas isso aparentemente irá mudar em breve, segundo uma das telas de instalação do app.

Threads Instagram
O “fediverso” (nome horrível em português) integrará diversas plataformas independentes entre si

“Acreditamos que essa abordagem descentralizada, semelhante aos protocolos que regem o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online. O Threads é o primeiro aplicativo da Meta projetado para ser compatível com um protocolo de redes sociais aberto. Esperamos que, ao ingressar nesse ecossistema em rápido crescimento de serviços interoperáveis, o Threads ajude as pessoas a encontrar sua comunidade, independentemente do aplicativo que elas usem”.

Caso queira seguir o @blogdoiphone, confira este link.

O lançamento do Threads ocorre enquanto o Twitter impõe mais restrições aos usuários, incluindo um limite temporário de acesso para usuários não verificados, que impede a visualização de mais de 600 posts por dia (ou 300 posts para contas “não verificadas novas”).

O Twitter também bloqueou o acesso de usuários deslogados para visualizar tweets na plataforma, embora tenha revertido silenciosamente essa alteração hoje (que coincidência!) e criado uma nova versão do TweetDeck que exige uma assinatura paga. 🤑🤑🤑

A Meta está lançando o Threads em mais de 100 países, incluindo o Brasil, mas ele não estará disponível inicialmente na União Europeia. Ou seja, nossos leitores de Portugal ficarão de fora por enquanto.

A empresa adiou o lançamento do aplicativo na União Europeia para garantir que esteja em conformidade com as rígidas regulamentações de privacidade da comunidade.

Botão Voltar ao topo