Notícias

[jailbreak] Brasileiro consegue ativar o recurso curva-a-curva da Apple no Brasil (atualizado)

Quando os Mapas da Apple foram apresentados na WWDC 2012, uma das grandes novidades foi a navegação GPS curva-a-curva incorporada ao aplicativo.

Mas infelizmente o Brasil ficou de fora, pois é uma função que a Apple, por alguma razão, associa diretamente ao Siri, e como não há suporte ao português, ficamos de fora.

O que é bobagem, pois como já vimos aqui, a navegação não usa o módulo Siri e sim o VoiceOver, que sempre existiu em português.

E uma evidência de que a Apple não precisaria nos privar desta função é que um brasileiro acaba de habilitá-la em seu aparelho, com a ajuda do jailbreak.

Felipe Manoeli é um desenvolvedor que começou a brincar com o tweak Flex, que permite alterar as configurações internas dos aplicativos. O Flex está à venda na Cydia Store por $3,99 e só funciona em aparelhos com jailbreak.

Com a ajuda da ferramenta, ele simplesmente alterou o ajuste de navegação (de desligado para ligado) e conseguiu fazê-la funcionar no Brasil. Confira o vídeo:

YouTube video

A coisa é tão simples que há uma possibilidade (ainda que remota) de tentar uma maneira de fazê-lo funcionar em aparelhos sem jailbreak, como no caso da porcentagem da bateria do iPod. Estamos trabalhando junto com o Felipe para tentarmos isso e, se conseguirmos, avisaremos aqui no Blog.

Felipe também está estudando disponibilizar um tweak no Cydia para quem quiser fazer o mesmo.

Dica do Bruno Rodolfo

ATUALIZAÇÃO:

Atendendo a pedidos, o Felipe postou um vídeo ensinando como habilitar a função usando o Flex (app disponível apenas para quem fez o jailbreak). Confira:

YouTube video

Botão Voltar ao topo