Notícias

iOS 9 mostra esforço da Apple em melhorar o desempenho da bateria do iPhone

Desde o surgimento do primeiro iPhone, em 2007, uma das maiores reclamações dos usuários sempre foi a respeito da duração da bateria. E a cada novo sistema ou modelo de aparelho, o pedido de muitos sempre é o mesmo: “queremos uma bateria melhor“. A concorrência logo viu nisso uma brecha para vir como um diferencial competitivo, e por isso começaram a fazer dispositivos maiores, para trazer uma maior bateria que durasse mais tempo. Assim nasceram os phablets, smartphones de tela maior que acabaram caindo no gosto popular. Com o tempo, as baterias foram melhorando de performance e hoje podemos ver aparelhos do mesmo tamanho do iPhone 6, com melhor capacidade de bateria.

Para tentar amenizar isso, a Apple estudou maneiras de melhorar a performance do sistema, sem precisar mudar o hardware. No iOS 9, diversas melhorias no sistema farão com que demore um pouco mais para você precisar ligar seu iPhone na tomada.

Claro que não será feito nenhum milagre, mas a Apple promete adicionar pelo menos mais 1h na autonomia do aparelho. E ela fez isso mudando o comportamento do sistema em algumas situações.

Uma das coisas que mais gasta bateria no dia-a-dia é a tela acesa do aparelho. Por isso, ela resolveu identificar momentos em que o dispositivo não está sendo usado e, nestes casos, a tela não irá acender nem quando receber notificações. Graças aos sensores de luminosidade e de proximidade, o sistema saberá quando o iPhone ou o iPad estão com a tela sobre uma mesa, alguma superfície ou até dentro do bolso ou mochila, e aí, mesmo quando chega uma ligação ou alguma notificação, a tela não acende até o usuário pegar o aparelho para ver o que é. Parece pouco, mas isso economiza energia em uma situação que ela seria desperdiçada, sem utilidade prática.

A Apple também adotou sua própria tecnologia para seus aplicativos nativos, que passam a usar o framework Metal para que eles usem menos a CPU e a GPU para animações, scrolling e performance em geral. Isso também se reflete em menor consumo de energia, coisa importantíssima em um dispositivo móvel.

Também será adicionado um modo de emergência para o sistema em geral gastar menos energia. Se chama Modo de Pouca Energia e poderá ser ativado quando o iPhone estiver com pouca bateria (no iPad isto não estará disponível). Este modo reduz o brilho da tela, desliga a verificação automática de emails, as atualizações em 2º plano, os movimentos do sistema e o paralaxe das imagens de fundo. A velocidade de conexão também cai e o símbolo da bateria fica em amarelo. Tudo isso, segundo a Apple, pode garantir 3h adicionais de autonomia comparado com o uso normal. (algumas telas ainda não foram traduzidas para o português no primeiro beta)

iOS 9 bateria

Quando a bateria fica com menos de 20%, um aviso mostra a opção de ativar, caso se deseje, o Modo de Pouca Energia. (imagem de Chrystiano de Castro)

iOS 9 bateria

Como a intenção deste modo econômico é de ser algo temporário, ao carregar a bateria, a função é automaticamente desligada quando ela atingir 80% da carga, podendo ser reabilitada se quiser. (imagens de Dã Levy Araújo)

iOS 9 bateria

iOS 9 bateria

Como já dissemos aqui, a Apple preferiu este ano investir em melhorias do que já se tem, ao invés de adicionar coisas novas. E isso é muito bom, pois mais do que novidades mirabolantes como “abanar as mãos no ar para a tela desbloquear” ou “notificações que aparecem na lateral do aparelho”, o que a gente precisa é de um sistema que funcione bem e melhore nosso dia-a-dia. E parece que este é o objetivo da Apple no momento.

Conteúdo original © Blog do iPhone


 OBS: versões beta gastam sempre mais bateria, pois além de instáveis, estão sempre em comunicação com os servidores da Apple. Por isso, quem estiver usando a versão beta e não gostar do consumo excessivo de bateria, há uma solução que resolve o problema na hora: deixar de usar versões beta. ;)

Botão Voltar ao topo