App StoreNotícias

iOS 7.1.1 traz a esperada Classificação Indicativa brasileira em jogos da App Store (atualizado)

Classificação indicativa

A novela foi longa, mas finalmente parece ter chegado ao fim. Depois de meses e meses de debates com o Ministério da Justiça, a Apple finalmente implementou essa semana a Classificação Indicativa de jogos eletrônicos na loja brasileira da App Store, conforme levantado pelo Blog do iPhone.

Em outubro do ano passado, o Ministério facilitou as coisas adotando um padrão internacional (IARC) para facilitar o comércio digital. Com isso, as empresas estrangeiras que disponibilizam lojas eletrônicas para os brasileiros (como Apple e Google) tinham condições de implementar a classificação usando a equivalência a este padrão. Por lei, todo o comércio de jogos eletrônicos no país precisa apresentar a classificação indicativa ao lado do nome.

Mesmo com certa demora, a Apple implementou hoje a novidade com o iOS 7.1.1 e todos os jogos possuem agora um selo de acordo com a indicação etária.

Classificação IndicativaClassificação Indicativa

A novidade pode ser visualizada no iTunes (computador) ou em aparelhos que tenham instalado o iOS 7.1 em diante.

O que isso significa?

Bem, além da Apple agora estar regularizada com a lei brasileira, os usuários podem contar com um acervo maior de títulos, que antes eram barrados no país. Jogos como Grand Theft Auto, Capitão América 2 e alguns outros hoje não estão disponíveis na loja brasileira por causa da incompatibilidade anterior da classificação indicativa. Com a novidade, é bem possível que agora estes títulos possam ser disponibilizados no Brasil, com o selo indicativo para “18 anos”. Mas até o momento de publicação deste artigo, nenhum deles tinha sido ainda disponibilizado.

É muito bom ver a conclusão de uma longa novela que começou em julho de 2008, quando a App Store foi lançada no Brasil, mas sem disponibilizar nenhum jogo. Falta agora todos os jogos ficarem disponíveis e a moeda passar a ser o Real para que a App Store fique totalmente dentro das normas brasileiras.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Atualização:

Alguns jogos ainda não aparecem na App Store brasileira e a culpa, segundo o Ministério, é da Apple. Confira neste link.

Botão Voltar ao topo