App StoreAppleEXCLUSIVOJogos

Classificação Indicativa não é a razão de não termos alguns jogos violentos na App Store brasileira

Não disponível no Brasil

No início da semana, tivemos a boa notícia de que a Apple finalmente se adaptou à legislação brasileira e incluiu a Classificação Indicativa em jogos na App Store. Isso era um problema que vinha desde 2008 e nos fez ficarmos anos sem podermos comprar jogos em nossa loja.

Hoje temos a classificação, mas alguns jogos ainda não estão disponíveis para os brasileiros, por uma decisão exclusiva da Apple. Por que isso acontece?

A falta de alguns jogos famosos na loja brasileira é algo que realmente desagrada uma boa parte dos usuários. Títulos como Grand Theft Auto e até mesmo Gangstar Rio (que teoricamente é ambientado em nossa realidade nacional) não aparecem na loja da Apple.

Depois que publicamos o artigo comunicando a novidade, um representante do Ministério da Justiça entrou em contato conosco para esclarecer alguns pontos. E de fato, a decisão de não publicar certos jogos no Brasil é exclusivamente da Apple e não do Ministério.

“Violência realista não é critério de 18. Ainda que fosse, poderia estar na loja. Contanto que a classificação esteja certa e presente, qualquer app/jogo pode ser vendido. A restrição foi uma decisão tomada por eles por motivos internos. Não há lei nacional pedindo isso.”

Ou seja, a lei não é a razão de alguns jogos não aparecerem na loja brasileira. Inclusive o Ministério da Justiça conversou com a própria Apple sobre isso, dizendo que era uma atitude exagerada e desnecessária. Mas a Apple preferiu manter o bloqueio.

De fato, o bloqueio acontece no momento da publicação do aplicativo. O Blog do iPhone simulou a publicação de um jogo na App Store, através das ferramentas disponibilizadas para os desenvolvedores. E ao selecionar o ítem “Realistic Violence”, um aviso aparece dizendo que aquele título não ficará disponível no Brasil por questões de “leis locais”, mesmo que a classificação indicativa nacional esteja marcada para “16” na mesma tela.

Classificação Indicativa

A própria interface converte a classificação americana 17+ para a classificação brasileira 16, o que seria razão suficiente para ser publicado. Porém, por alguma razão, o sistema impede que ele seja disponibilizado no Brasil.

Nós entramos em contato com a Apple para perguntar qual a razão disso acontecer. Seria uma desatualização do sistema de publicação que ainda não se adaptou à nova regra da loja ou é uma decisão interna? E se for isso, qual o motivo? Ainda não obtivemos uma resposta oficial, mas assim que isso acontecer, atualizaremos este artigo.

É de suma importância que os brasileiros tenham acesso a todos os aplicativos disponíveis na App Store mundial, principalmente se não há nenhuma lei que vá contra isso. É por isso que o Blog do iPhone está trazendo este caso à tona, para averiguarmos o que está acontecendo e procurarmos mudar esta situação. Todos nós só temos a ganhar com isso.

Será que conseguiremos?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo Freitas

    Se tiver algo que nós, leitores e usuários pudermos fazer, acredito que a maioria irá se dispor a ajudar. 🙂

    • Cauã

      Vamos fazer um abaixo assinado contra a apple, para disponibilizar todos os jogos!! Garanto que são milhares de leitores aqui!

      • Daniel Alencar

        hahaha “um abaixo assinado contra a Apple” eu ri hahaha, nao sou contra, mas foi engracado hahaha

    • Todo mundo mandando email pro Tim Cook perguntando o motivo.

    • Diego Azevedo

      Com certeza! Encher a caixa de e-mails do Tim com pedidos de jogos na App Store brasileira!

  • Eu quero muito jogar Grand Theft Auto para iPad… Esse problemas com burocracias internas sempre são uma longa novela…

    • André

      Muda tua conta para a App Store uruguaia, eles aceitam nossos cartões de crédito, aí vc pode comprar o jogo tranquilo!

      • cesarse

        Se ele assina iTunes Match, não dá para mudar de país. Nesse caso (que também é meu caso), só ‘do jeito errado’.

  • Felipe

    Vixe…

  • Eduardo

    Eu apoio a Apple, e tem que bloquear mesmo esses tipos de jogos que estimulam a violência, e não me venham com ideia que um jogo não muda a cabeça da pessoa, o Brasil já está uma merda do jeito que ta!!!

    • Luís M.

      Quanta ignorância…

    • Olha ninguém menor de 16 anos deve ter um cartão para comprar o jogo, logo o problema não é o jogo em si, e sim o responsável quem o comprou… Eu mesmo tenho 18 anos e gostaria muito de jogar Grand Theft Auto no iPad… Não discordo de você, no quesito de que os jogos de uma maneira ou outra influenciam uma pessoa que ainda não tem maturidade para joga-lo, mas e quem pode jogar, como fica?

    • Destroyzer

      Fala sério, amigo! Cada um tem sua própria opinião e mesmo que isso vá ou não mudar a cabeça de alguém, generalizar não leva a nada. Eu, assim como muitas outras pessoas, gostaríamos de jogar vários títulos que não estão disponíveis. Capitão America 2, como citado, não está disponível no BR. Já o Thor, quase o mesmo gênero, está. A Apple não deveria fazer esse tipo de coisa… Já basta as mães quererem prender os filhos, ao invés de ensinar o certo e errado…

    • JanjaBoy

      O Brasil está uma merda e o problema foi de qual jogo?

      • E eu achando que era por causa dos políticos… 😛

        • Clístenis Canuto

          Kkkkkkkkkkkk

        • João Gabriel

          Não dos políticos, mas sim dos politiqueiros.

        • Danilo

          Claro que não! O problema são as novelas…

      • Lucas

        Acho que foi super mario..que você tem que passar por cima de todos e pegar todas as moedas.

        • JanjaBoy

          Boa!

          • João Paulo

            E a situação escrava e humilhante a qual o Yoshi é colocado!!!! Um absurdo!!!! Kkkkkk

    • Luan Carlos Schmitz

      Eduardo, eu joguei todos os tipos de jogos violentos que vc pode imaginar quando eu era criança. E nem por isso hoje sou assassino, ou traficante de drogas, ou ladrão. Pensamentos iguais ao seus, desestimulam as produtoras de Jogos virem para o nosso país. E outra, quer dizer que se eu jogasse tetriz quando eu era criança, estaria fazendo uma faculdade de Engenharia? E não de Sistemas para a Internet? me poupe. Espero que mude seu ponto e vista, pois ter um pensamento antigo, nunca irá te ajudar.

      • É basicamente igual a uma escola e ou faculdade : Por causa de um FDP, ninguém tem. Um não né.

    • Thiago

      Pessoal, isso é apenas um troll tosco querendo fazer polemica, nem se estressem!!!

    • Gustavo Luiz

      Isso é ridículo. Você é que não deve vir coma idéia de que um jogo muda a cabeça da pessoa sem nenhum prova.

    • OverlordBR

      Run to the light, Carol Anne. Run as fast as you can!

    • Ainda bem que você não pensa o mesmo sobre os comentários.

    • JEFFHD3D

      Ainda bem que existem milhares de pessoas que pensam diferente de você e querem os jogos por aqui.

  • Breno Dino

    Falta de vontade

  • Destroyzer

    E eu com raiva do governo esse tempo todo!!! No fim, a Apple é a culpada! Ela fez a mesma coisa com o bom aplicativo iKamasutra que finalmente voltou à loja, agora, após anos de tentativa. Ela com essa frescura de não permitir aplicativos adultos e agora com esse bloqueio no Brasil. Francamente, Apple!!!

  • Damyhonn Paulino

    Às vezes essa burocracia da Apple enche o saco. Alguém pode, por exemplo, me dizer porque, diferentemente do ipod, eu não posso passar músicas pra meu iPhone em mais de um computador?
    Qual a razão disso???

  • Raul Gonzaga

    Pura frescura da Apple mesmo. Até Play Store (Loja da Google no Android), tem todos esses jogos listados como ” violentos”.

  • JanjaBoy

    Nem tudo é o governo…..

    • OverlordBR

      Pois é. Só falta a Apple dizer que a Siri não pode ser lançada em Português devido às “leis locais”.

      Aliás, quantas já foram?
      Bumper de graça no iPhone 4?
      Siri em Português?
      Jogos violentos na App Store brasileira?

      • É Over, sempre é bom lembrar as patadas que já levamos…

      • JanjaBoy

        E sempre a gente fala “Brasil!!” 🙁

  • SongBird

    Birra da Apple porque o nosso país a obrigou a se adaptar as leis dele… Apple sabe fazer uma birrinha como ninguém, né? É por essas e outras que estou muito desencantado com essa empresa… Já compramos aparelhos caríssimos que não tem todas as funções adaptadas e funcionando aqui como são nos EUA (Siri, oi)? É tão difícil assim colocar essa assistente pra falar a nossa língua? Sério mesmo? Qualquer GPS de merda já fala com o usuário em Português, o Google now fala perfeitamente também, e qual a razão da Apple para isso? “O importante não é ser o primeiro, e sim o melhor”… É mesmo? Porque pra fazer melhor do que o Google Now está fazendo, só a Siri (quando falar em Português) me fizer massagem quando eu pedir…
    E agora essa dos jogos… Aí vem querer me vender que a App Store oferece MILHAAARES de apps, fala que é a melhor loja de aplicativos, mas eu, que paguei um iDevice aqui no Brasil pelo preço de dois dos EUA, nem a todos esses apps tenho acesso?
    VAI TOMAR BANHO, APPLE!!!!

    • Eduardo P

      E a conta americana existe pra que? Você devia é agradecer que a Apple deixa criar contas de outros países pq os outros SO não tem isso e eles tem que se contentar com oq a loja brasileira oferece.

      • SongBird

        É, Gênio? Pra sua informação eu SÓ TENHO uma conta AMERICANA… Justamente porque a brasileira não é 100% aproveitável… É acho que eu devo agradecer MUITO a Apple por ela não nos dar os mesmos direitos de ter disponível todo e qualquer app na nossa conta nacional igual ela dá nas contas dos EUA, pois, caso você não tenha lido a matéria, o governo não está barrando nada da loja. É realmente muito mais vantagem eu ser brasileiro não poder ter uma conta brasileira 100% aproveitavel, né? Uma conta que aceite o meu CARTÃO DE CRÉDITO, por exemplo…

        Ohhh, obrigado, Apple, como eu poderia ter me esquecido de te agradecer?

        P.S.: a Apple não deixa nada, meu amigo, muitos brasileiros, inclusive aqui do BDI e do FDI já tiveram suas contas americanas deletadas, com todos os apps que você gastou dinheiro para comprar, SEM PRÉVIO AVISO. Simples assim ;D

      • Marcos Silva

        Camarada, no Windows Phone você pode mudar a região para qualquer loja no mundo com um clique, literalmente. Pra mim, não existe tablet melhor do que iPad, mas a Apple sempre tratou os consumidores brasileiros com migalhas.

  • Excelente matéria! Peço as minhas desculpas ao Ministério da Justiça por ter externado injusta revolta. Fiquei surpreso com os resultados da investigação. Esse assunto é muito interessante. Aliás, essa é uma novela antiga que já vem sendo tratada pelo Blog há anos. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

  • Luciano Hilton

    Perfeito. Como sempre o BDI trazendo assuntos relevantes à tona de forma crítica e não sensacionalista. De fato, uma vez que a classificação do produto esteja adequada, nossa lei não proíbe a comercialização de tais apps. Espero que com o novo sistema de classificação vigente, o sistema desbloqueie os aplicativos até então “proibidos”.

  • Fausto

    Isso não ocorre apenas com a App Store. Também acontece no Steam, que é o maior distribuidor de jogos digitais pra computador. O que acontece especificamente com o GTA é que ele foi proibido por conter uma música de um autor brasileiro.

  • Luis Gustavo

    Bdi seu que meu comentário anterior que foi moderado não tem haver com o post mas por favor dêem uma olhada Ok? Abraços

    • Pode deixar. 😉

  • Eduardo

    Vocês são tudo uma cambada de nerd que só pensam em si mesmos, se a violência é uma coisa ruim, porque vc joga jogos violentos? Se a guerra no mundo e ruim porque vcs amam jogos de guerra jorrando sangue pra todo lado? Se uma coisa e errada não devemos apoiar ela em nenhum sentido!!!!

    • Felipe

      Melhor ler isso do que ser cego. Ou não.

  • João Silva

    ATENÇÃO: Acredite quem quiser. Não estou a escrever isto para ganhar fama.
    Só vou GARANTIR A TODOS que a Siri em Português sai este ano de 2014 com a nova versão do iOS (sendo lançada ainda antes da Gold Master para developers).
    Não estou a mentir e todos vão ficar de boca aberta quando virem! Está FANTÁSTICA!

    O tempo todo de preparação tem muito boas razões. Vão valer que valeu bem a pena. Beijos e abraços

    • João Silva

      Vale reforçar que vai sair em Português e em Português do Brasil.

    • Eduardo

      o q vai ter em vez de What can I help you with? no brasil

      • João Silva

        “Em que posso te ajudar?”
        😉

    • Ia ser tão bom se isso fosse verdade; João, acho que a maioria dos brasileiros desanimou. A Siri em português virou lenda e piada. A propósito, você usou o Google Translator pra deixar essa mensagem? Tell us more details please!

      • João Silva

        Olá Krikaoli.
        De fato eu não falo português tantas vezes quantas as que eu queria e fico perdendo um pouco do “feeling” do idioma – são muitos anos sem comunicar a maioria dos tempos com as pessoas…
        O idioma Português, especialmente o de Portugal, é um idioma extremamente rico em questão de pronúncia e correção linguística. As pessoas já tentaram questionar a razão de ter demorado tanto tempo a fabricar Siri em Português? Não é falta de tempo ou dinheiro ou recursos ou meios… nada disso (muitas pessoas falam sem pensar).
        É necessária uma investigação funda, sendo que dois países falam o mesmo idioma e porém Portugal ser um país pequeno, as diferenças de norte a sul já são muitas, portanto, claro que no Brasil, um país muito mais dimensão, é difícil ajustar os sotaques dentro do próprio país.
        Siri virá com uma precisão fantástica de pronúncia do feedback oral e também na interpretação do utilizador, virá com bastante perceção do que está sendo dito.
        A expressão “Em que posso te ajudar?” foi a forma que o departamento de localização da Apple usou para traduzir “What can I help you with?”.
        Abraço.

        • Thanks for giving us hope. I lost count of how many emails and tweets I sent to Mr. Cook and Mr. Schiller, but no answer. Your statement here on Blog is very important and has renewed my hope. It’s good to know that Apple has not forgotten us. Indeed, Brazil has continental dimensions, there are many accents and a complex range of programming involved so that Siri understands us well. Best regards.

          • Krika, pelo que eu entendi, o João é português, não precisa falar em inglies. 😉

          • João Silva

            Thank you very much for writing in English 🙂
            There’s no need to continue on sending multiple emails, feedback forms through apple.com/feedback or tweets to Apple’s team. Siri in Portuguese is closer than everyone could ever expect. It’s been a long ride, actually…! Since the beginning, Apple has been preparing Siri for both Portugal and Brazil variations. The company didn’t start producing the voices/voice recognition software yesterday, as you probably imagine. The Portuguese language is one of the most important languages on our planet, yet one of the hardest to speak and write as well…
            So please, don’t be anxious. Nobody at Apple, including me, can answer to the question “In which Beta version will the Portuguese Siri be included?”, there are a lot of other matters related with this release that users can’t even imagine and are confidential… The less confidential matter would be the fact that Brazil has a Translation Department at Apple, in California, yet Portugal has multiple third-party companies in charge of translating every single text. Most of iOS (only iOS, for now) users can’t understand why Siri in Portuguese has been so delayed… I hope that some of you understand.

          • João Silva

            Olá. A resposta está como anexo de ficheiro de imagem.

            • João Silva

              Olá. Lamento por ter de escrever novamente em Português, mas quando escrevo em Inglês, o meu comentário é retido. Obrigado

        • Alex iPilot

          Finalmente… Obrigado, Mr. Tim! 🙂

        • Lendo o que o João Silva escreveu, não posso discordar que a língua portuguesa é realmente muito complexa. Olhe a conjugação completa do verbo ter: http://www.conjugacao.com.br/verbo-ter/
          Mas acredito que tudo é questão de querer ou não investir pesado em algo, é inegável que algum dia teremos a SIRI em português, mas isso ira demorar de acordo com as prioridades da Apple…

        • Só para fazer um comparativo, olha a conjugação do verbo ter (have) em inglês: http://pt.bab.la/verbo/ingles/have

    • Gabriel Marques

      E como você tem essa informação?

      • Alex iPilot

        Ele é “O CARA”…

  • Eduardo

    Se vc tem um iPhone 2 Mil reais e quando vai colocar música baixa da internet sem pagar nada vc acha que esta contribuindo para o que? Vc paga 2 mil em um iPhone mas não tem coragem de pagar 30 reais ou 20 reais em um CD na AppStore? Vc contribui com a pirataria a lavagem de dinheiro isso é crime, resumindo e uma coisa e errada não devemos apoiar ela em nada, mas são pessoas assim como vcs que me responderam que fazem o mundo continuar a caminhar para o abismo…

  • Pedro Chaves

    Muito legal o artigo. Apoio o movimento para trazer todos os Apps para o Brasil. Mais uma vez, parabéns pelo artigo

  • Junior Manoel

    VAMOS LÁ BDI!

  • Dioh Arah

    Grand Thef Auto San Andreas foi a primeira coisa que eu procurei na AppStore depois da atualização 7.1.1
    Ha pelo menos 1 ano eu pesquiso sobre títulos da série, mas a Rockstar nem aparece como desenvolvedor na loja brasileira.
    O curioso é que o meu iPad é importado e mesmo logado na minha conta brasileira, vez ou outra ele entra na loja espanhola e exibe todo o conteúdo, mas não consigo comprar nada da Rockstar.
    Tenho sofrido por ser brasileiro ultimamente. Rs

  • Miguel Dornaes

    Este movimento que está sendo feito pelo BDI será a única coisa que vai de fato resolver o problema.

    Com certeza o que está acontecendo é uma desatualização da ferramenta da Apple que estava ciente das restrições de nosso país que de uns tempos para cá veio a ser resolvidos, mas não foi repassado para a tal ferramenta

    Em minha humilde opinião, não se trata de frescura da Apple e sim de uma resolução que a pouquíssimos dias foram modificadas em nosso país e que por algum motivo a Apple ainda não percebeu

  • Rafael Veiga

    Não são só jogos que faltam na loja brasileira, alguns apps (não jogos) também estão ausentes.

  • Miles

    “Apple. Capando os usuários brasileiros desde 2007” E lá vem os downvotes

  • Espero que o bdi consiga um feedback da Apple sobre o caso.

  • Daniel Alencar

    Ixi

  • Andrieux Querido

    Boa

  • Alexandre Silva Oliveira

    Bela Matéria,

  • Guto

    Nao sei onde fazer essa pergunta… Mas alguém sabe se essa noticia de um recall da Apple para reparo em iPhones 5 é real?

    San Francisco – A Apple se ofereceu para substituir botões de liga e desliga defeituosos do iPhone 5, em uma falha rara que afetou “uma pequena percentagem” dos smartphones da geração anterior, informou a companhia nesta sexta-feira.

    A Apple disse em sua página de suporte ao usuário que “os modelos iPhone 5 fabricados até março de 2013 poderão ser afetados por este problema”, em que o botão para de funcionar ou só funciona de forma intermitente.

    A empresa não disse quantos telefones tinham o mecanismo defeituoso. Os proprietários podem digitar seus números de série do iPhone no site da Apple para ver se seus telefones estão qualificados para uma correção, e em seguida, devem levar seus aparelhos para uma loja ou enviá-los para reparo.

  • Henrique Orsi

    Torcendo para que a Apple responda ao BDI.

  • José Augusto Silva Nascimento

    eu só quero que a Apple resolva logo isso, em todos os Apps!

  • Álvaro Costa

    Estou experimentando a mesma sensação que senti quando soube que a CIA estava mesmo espionando os brasileiros. Não há porque trazer esse caso a tona novamente, até há, mas não é isso que eu procuro aqui; a questão é que eu estou sentindo outra vez aquela sensação de que estava sendo enganado todo esse tempo. Eu não sei se isso é verdade, mas o que eu acredito é que há muito mais por trás do que parece ser, e que isso precisa ser investigado à fundo.

  • Afonso Bragheto

    eu, de volta ao mundo Apple, com o meu novo iPhone, voltei a utilizar minha conta antiga da app store, americana, por causa dos jogos… por essa e tantas outras que não “mudo de país”…. mas uma pergunta, caso eu queira, tem como eu mudar de país e manter minhas compras? (comprei muito vale-compras no mercadolivre hehehheehe)

  • Diego Mourão

    Enquanto isso eu fico sem jogar Modern Combat 5

  • Rafael

    Nos outros países e em Android está disponível Modern Combat 5 e nós ficamos chupando dedo.