2012ARQUIVONotícias

iBookstore brasileira já vende mais livros digitais que os sites da Saraiva e Livraria Cultura somados

quase um mês de sua inauguração no Brasil, a iBookstore (loja digital de livros da Apple) já é um sucesso no país. Segundo o jornal Folha de SP, as vendas já superaram os números dos sites digitais da Saraiva e da Livraria Cultura, somados.

A iBookstore sempre foi aguardada no país por causa disso: a esperança de alavancar as vendas de livros digitais. E é exatamente isto que parece começar a acontecer, por causa da facilidade proporcionada pela Apple. Com o mesmo cadastro feito para a compra de aplicativos, é possível baixar livros direto no iPad ou no iPhone, prontos para serem lidos. Basta um clique e pronto.

Outra grande vantagem é a possibilidade de baixar gratuitamente um trecho do livro para ler e ver se gosta. A ótima obra de Luis Fernando Verissimo – Diálogos Impossíveis, por exemplo, permite ler as três primeiras crônicas do livro para ter um gostinho, e ainda deixa a gente com água na boca para ler o resto.

Há tempos insistimos aqui no Blog que as livrarias brasileiras nunca deram a atenção devida para usuários de iPhone e iPad. Os aplicativos leitores de livros da Saraiva, Gato Sabido e da Livraria Cultura sempre foram péssimos segundo a opinião dos próprios usuários, não chegando nem perto da facilidade de uso do aplicativo iBooks, da Apple. Tanto é que já ensinamos aqui como comprar um livro em uma dessas livrarias online e depois convertê-lo no formato compatível com o iPad.

As editoras brasileiras não souberam ouvir as necessidades dos usuários e por isso agora estão pagando o preço da indiferença. A iBookstore veio para ficar e dar uma reviravolta neste mercado, tanto que Google e Amazon se esforçam para também disponibilizarem livros no país.

Quando o iPad mini chegar ao Brasil, este mercado tende a aumentar ainda mais, pelo fato do aparelho ser perfeito para a leitura de livros, pois é leve e pequeno.

Se você ainda não sabe como usar a iBookstore no seu iPhone ou iPad, aprenda em nosso tutorial.

Botão Voltar ao topo