Notícias

Funcionalidade perdida do Apple Pencil deve voltar no próximo beta do iOS 9.3

Vários usuários do iPad Pro que estavam testando o beta do iOS 9.3 se lamentaram de uma mudança desagradável no novo sistema: desde o primeiro beta (permanecendo até o quarto, liberado ontem), não é mais possível usar o Apple Pencil para abrir aplicativos e mexer no sistema, como se faz normalmente com o dedo. O acessório passou a funcionar apenas dentro de aplicativos gráficos compatíveis com ele.

Até então, acreditava-se que isso tinha sido uma decisão da Apple, mas a empresa desmentiu isso e já anunciou que o próximo beta trará de volta a funcionalidade plena da caneta.

Em uma declaração ao site The Verge, um porta-voz da maçã garantiu que todas as funcionalidades voltarão como eram antes.

Acreditamos que o dedo sempre será a principal maneira dos usuários navegarem em um iPad, mas entendemos que alguns usuários gostam de usar o Apple Pencil para isso também e temos trabalhado em formas de melhor implementar isso. Vamos adicionar esta funcionalidade de volta no próximo beta do iOS 9.3.

O assunto era tão levado a sério que muitos usuários de iPad Pro já estavam decididos a não atualizar para o 9.3 para não serem impedidos de usar o Apple Pencil em outras partes do sistema. Alguns se lamentam que, enquanto se está desenhando, vez ou outra é preciso abrir um email, ver uma anotação ou até mesmo usar outro app aberto na tela dividida do Split View. E no beta do iOS 9.3, cada vez que se faz isso, é preciso largar a caneta e usar o dedo, o que não é nada produtivo e prático.

Considerando que rumores afirmam que o próximo iPad Air 3 possa também ser compatível com o Apple Pencil, esta é uma boa notícia até mesmo para usuários no futuro.

A impressão que dá é que a Apple tinha tomado a decisão de retirar a funcionalidade, mas voltou atrás devido à repercussão que isso tomou. Se for isso, é um bom sinal, pois indica que a empresa está bem mais aberta à sugestões do que já foi no passado.

Botão Voltar ao topo