2011ARQUIVONotícias

Folha: Foxconn pede ajuda à Dilma para acelerar a produção de iPads no Brasil

Quem leu esta manhã o jornal Folha de S. Paulo (que pode ser lido na íntegra pelo iPad), viu a notícia de que o presidente da Foxconn, Terry Gou, enviou uma carta para a presidente Dilma Rousseff pedindo para que os trâmites legais sejam acelerados, a fim de que a produção do iPad em terras brasileiras possa começar já em julho, e não em setembro, como se imagina.

O cronograma é bem curto. Afinal, a mudança necessária na legislação para que tablets tenham redução de 9,25% de imposto, como os notebooks, ainda não foi feita. A Receita Federal ainda não classifica os tablets como computadores, por não possuírem teclado físico, uma definição tão arcaica quando não considerar o iPhone como um celular só porque ele não tem teclas físicas para compor os números. O governo de São Paulo já concedeu benefícios fiscais para fabricantes de eletrônicos, como isenção de IPI, redução de ICMS de 18% para 7% e incentivos para a compra de máquinas.

Na carta, o chefão taiwanês pede pressão do governo para que a legislação seja logo adaptada para a realidade do mercado. Além disso, ele pede ajuda de Dilma para facilitar uma rápida regularização de passaportes de 200 técnicos e engenheiros brasileiros que precisam ir à China para receber treinamento. Segundo o que publicou ontem um jornal local da cidade de Jundiaí, estes engenheiros receberiam um estágio de 3 meses por lá.


Imagem enviada pelo leitor Vinícius Figueiredo

Dilma já teria pedido aos ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) para marcar, nas próximas semanas, uma reunião com executivos da Foxconn. “É um cronograma ousado. O que estiver a nosso alcance nós vamos nos empenhar em viabilizar”, disse Mercadante à Folha.

A ideia inicial é de apenas montar aparelhos no Brasil, mas a médio e longo prazo, o objetivo é também o de fabricar componentes eletrônicos, como telas e peças dos gadgets.

Ainda segundo a Folha, a Apple já estaria enviando lotes de componentes para o início das montagens do iPad no Brasil.

Com tantas notícias parecidas, vindas de várias fontes diferentes, só está faltando mesmo uma confirmação oficial da Apple e da Foxconn.

Dica do Lucas Patrício

Botão Voltar ao topo