2012ARQUIVONotícias

Editora Globo finalmente adapta suas revistas para a Banca do iPad

A Banca de Revistas (Newsstand) foi uma novidade do iOS 5 que propôs uma nova maneira de apresentar revistas digitais para o iPad, que geralmente funcionavam como aplicativos comuns. Ela trouxe a possibilidade de atualizações automáticas sem precisar abrir o aplicativo, além de permitir assinaturas mensais a um preço menor. É muito mais prático para o usuário e provocou um aumento de mais de 200% nas assinaturas de revistas digitais em outros países.

As editoras brasileiras estão demorando para adaptar seu conteúdo para o sistema, e até semana passada apenas a Carta Capital tinha adotado o formato, entre as grandes revistas nacionais. Mas isto parece estar mudando aos poucos, pois a Editora Globo começou a migrar suas revistas para a Banca do iOS.

Mas mesmo com esta boa notícia, as revistas digitais da Editora Globo ainda tem muito o que melhorar.

Primeiro, se você tem um iPad de 3ª geração (novo iPad), prepare-se para não ter definição nas revistas, pois elas vergonhosamente não foram ainda adaptadas para a tela Retina.

Segundo, o aplicativo ainda está um pouco bugado. Ao tentarmos fazer a aquisição de um exemplar da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a compra foi efetuada e o cartão de crédito foi debitado, mas a revista não foi para o aparelho.

Terceiro, o custo da assinatura ainda é alto comparado com outros países. Para se ter uma ideia, a assinatura de um ano da revista Vogue brasileira custa $39,99, enquanto que a assinatura do mesmo período da Vogue americana vale $19,99. Claro que o público consumidor americano é bem diferente do brasileiro, mas cobrar o dobro do preço não ajuda em nada a melhorá-lo.

A coisa fica pior quando se descobre que a Vogue Portugal, toda em português e acessível aos brasileiros, está ainda mais barata na sua assinatura anual.

Mesmo assim, ainda é bom saber que a assinatura digital já está custando bem menos que a de papel, o que já é um primeiro passo.

Que outras revistas agora resolvam seguir o exemplo e passar de vez para o formato Banca, mesmo que já tenha se passado quase um ano de existencia da Banca no iOS.

Botão Voltar ao topo