2011ARQUIVONotícias

Publicações da “Banca de Notícias” no iOS 5 poderão ter apenas uma atualização por dia

Ainda não falamos muito aqui de uma novidade do futuro iOS 5, a Banca (ou Newsstand, em inglês), porque, por enquanto, a Apple não revelou muitos detalhes. Na versão beta do sistema (a qual o Blog do iPhone tem acesso), ainda não é possível baixar nenhuma publicação e nem associar assinaturas já existentes.

Mas enquanto a Apple não fala nada, algumas fontes começam a descobrir detalhes de como ele funcionará.

Hoje, se você assina uma revista ou jornal na App Store, você é obrigado a abrir o aplicativo principal (o leitor) e baixá-lo manualmente. Até existe o sistema de notificações, que informam quando há uma nova edição, mas mesmo assim é o usuário quem tem que baixar a revista.

A Banca facilitará isso. Ela será uma espécie de pasta (como as Pastas nativas do sistema) na tela de início onde ficarão todos os jornais e revistas digitais que você assinar na App Store. A grande vantagem que ela trará é que, assim que tiver uma nova edição da revista ou jornal que você assinou, ele baixará automaticamente para o seu aparelho, em plano de fundo, sem você precisar fazer nada. Assim, a publicação estará pronta para quando você tiver tempo de lê-la, sem perder tempo esperando o download. Tudo automático e muito prático.

Mas uma informação interessante é que a atualização das publicações será limitada a no máximo uma por dia. Isso não é nada para revistas quinzenais ou mensais, mas os jornais diários poderão enfrentar problemas, principalmente em casos de notícias de última hora ou conserto de erros cometidos. Para solucionar isso, no entanto, será possível que os editores enviem uma notificação instantânea (push) com a alteração ou notícia de última hora, e o usuário poderá abrir a revista/jornal e fazer o download do novo conteúdo manualmente, como acontece hoje.

Se você ficou preocupado com a ideia do sistema baixar automaticamente várias revistas para o seu aparelho, ocupando assim todo o espaço interno, saiba que um mecanismo de cache fará que as edições mais antigas sejam automaticamente apagadas conforme o espaço for ficando pequeno.

Outro ponto interessante é que a Apple está fazendo a promoção da Banca tanto para iPad quanto para iPhone, o que pode esconder alguma surpresa por aí. Hoje, somente o iPad possui revistas, por causa da sua tela maior. Estaria ela preparando alguma solução também para o iPhone/iPod touch?

Um tempo atrás, corriam boatos de que a Apple estaria preparando sua própria solução de publicação de revistas. Seria uma linda surpresa se, no próximo evento de apresentação da versão final (rumorizado para o dia 4 de outubro), ela nos revelasse algo do tipo.

Fonte AppAdvice – via MacRumors

Botão Voltar ao topo