Começou hoje a pré-venda do iPhone SE e iPad Pro 9.7 em 13 territórios
Mudando seu tradicional dia de lançamento de iPhones (que sempre foi na sexta-feira), a Apple irá lançar em alguns países o iPhone SE e o novo iPad Pro de 9.7 polegadas no dia 31 de março, quinta-feira. E as pré-vendas começaram hoje, dia 24.
Os países/territórios onde já se pode reservar tanto o novo iPhone quanto o novo iPad são:
- Estados Unidos
- Austrália
- Canadá
- China
- França
- Alemanha
- Hong Kong
- Japão
- Nova Zelândia
- Porto Rico
- Singapura
- Reino Unido
- Ilhas Virgens Americanas
Na China, inicialmente só terá disponível o iPad Pro de modelo Wi-Fi (o modelo LTE virá mais tarde). Isso é bem estranho, principalmente pelo fato do aparelho ter sido fabricado lá.
Mas quando virá para o Brasil? Pela lógica, em maio. Até então, a Apple apenas confirmou os seguintes lançamentos em abril:
- Albania
- Anguilla
- Antigua e Barbuda
- Áustria
- Bélgica
- Bósnia
- Bulgária
- Ilhas Cayman
- Croácia
- República Checa
- Dinamarca
- El Salvador
- Estônia
- Finlândia
- Grécia
- Groenlândia
- Guam
- Guatemala
- Hungria
- Islândia
- Índia
- Irlanda
- Ilha de Man
- Itália
- Kosovo
- Latvia
- Lichtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Macedônia
- Macau
- Mônaco
- Montenegro
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Rússia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
- Tailândia
- Turquia
- Emirados Árabes
A lista é gigantesca, mas o Brasil não está nela. Geralmente leva um mês e meio após o lançamento mundial para aparecer em nossas terras. Precisamos esperar a homologação da Anatel, além de outros fatores dentro do planejamento da Apple.
Agora é torcer para que o preço não venha exorbitante. Como nos Estados Unidos o iPhone SE é mais barato do que era o iPhone 5s, temos a esperança de que ele venha por menos de R$2.000 aqui para o nosso país, o que é um preço bem razoável para um dispositivo que possui hardware top de linha, como o iPhone 6s.
Compatibilidade com 4G brasileiro
O pesadelo dos modelos diferentes de 4G voltou no SE. O LTE banda 7 (2600 MHz) é o padrão no Brasil e apenas o modelo A1723 é compatível (o chamado “modelo europeu“). Veja nesta página da Apple os países e operadoras que vendem este mesmo modelo, caso você esteja pensando em comprar o iPhone lá fora.
Nos Estados Unidos, apenas o modelo da Sprint é compatível com nossa banda LTE, mas historicamente aparelhos desta operadora costumam não funcionar no Brasil. Por isso, tome cuidado na hora de comprar. Modelos desbloqueados da AT&T, T-Mobile e Verizon podem “funcionar” normalmente no Brasil, mas sem poder usar a rede 4G, que não é compatível. A Apple demora para liberar para a venda os modelos SIM-Free (sem operadora), então temos que esperar para saber se ele será ou não compatível.