Notícias

Aplicativo Mapas do iPhone sugere isolamento para usuários que fazem viagens internacionais

Em dias de pandemia em que ainda não existe uma vacina para a COVID-19, é recomendado para quem faz uma viagem internacional ficar completamente isolado (quarentena) nos primeiros 14 dias, para ver se não apresenta nenhum sintoma que possa indicar infecção. Fazendo isso, é possível impedir que a pessoa contagie alguém caso esteja com o vírus.

Para ajudar a lembrar disso, os Mapas do iOS estão emitindo um aviso quando identifica que o usuário esteve em um aeroporto internacional e, supostamente, realizou uma viagem para outro país.





A notificação aparece na tela do iPhone, logo depois que a pessoa deixa o aeroporto. Ela pede para o usuário ficar em casa e observar seus sintomas de saúde por 14 dias. Tem também um link para o site do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) com instruções para quem é viajante internacional.

Como é uma campanha em parceria com o órgão de governo norte-americano, essa mensagem só aparece nos Estados Unidos. Testamos ontem no aeroporto de Guarulhos, mas nada apareceu em nosso iPhone.

A princípio, pode parecer que a Apple está usando nossas informações de localização para nos vigiar. Porém, a empresa garante que não armazena nenhum dado de localização. O sistema apenas emite uma notificação específica quando identifica que o usuário esteve em um aeroporto. O funcionamento é exatamente o mesmo de qualquer outra notificação relacionada com a geolocalização do iPhone.

Não se sabe ainda se esta funcionalidade chegará a outros países no futuro ou se ficará restrita ao território norte-americano.

Enquanto não for lançada uma vacina ou um remédio que combata o vírus SARS-CoV-2 (COVID-19), a maneira mais eficiente de diminuir a propagação dele é se isolando o máximo que puder.

Cada vida conta.

Via
Twitter
Botão Voltar ao topo