Notícias

Até agora, nenhuma evidência aponta realmente para um sensor biométrico no próximo iPhone

Suposta peça do botão Home

Todos os anos é a mesma coisa: vazam fotos de supostas peças de futuros aparelhos da Apple cuja fonte ninguém sabe, mas que no fim se mostram verdadeiras. Isso porque sempre tem algum chinezinho sem-vergonha que acaba roubando da linha de produção para vender por alguns trocados geralmente para empresas que comercializam peças eletrônicas.

Este ano não é diferente e diversas peças já estão sendo divulgadas com a alegação que são do futuro modelo de iPhone (que talvez se chame 5S). Não há por enquanto como saber se elas são genuínas ou não, mas uma coisa chama a atenção: em nenhuma delas há qualquer rastro de um possível leitor biométrico no aparelho, como afirmam alguns rumores.

No último beta do iOS 7 liberado pela Apple, um boato se espalhou rapidamente com força de notícia confirmada, quando na verdade nunca foi. Um desenvolvedor alegou encontrar indícios nos códigos internos do sistema, “provando” que haveria mesmo um sensor de leitura de digitais no aparelho. Hesitamos em divulgar a informação porque ela inicialmente nos pareceu estranha: como que o desenvolvedor conseguiu encontrar tal código apenas duas horas após a liberação do beta? Em pouco tempo ele descobriu as chaves de acesso do beta, o desbloqueou e ainda conseguiu achar novas informações. É um tempo muito, mas MUITO curto para tal fato, o que nos fez duvidar da veracidade da informação. Ao analisarmos nós mesmos os códigos internos, não encontramos nada parecido.

Nem todos os sites tiveram o mesmo filtro e já publicaram a notícia como sendo verdadeira, considerando “uma confirmação” de que haverá mesmo um leitor biométrico no próximo iPhone.

Informações imprecisas assim são muito prejudiciais a todos. Com a expectativa em alta, por mais que a Apple apresente boas inovações no próximo modelo, a imprensa em geral irá menosprezar o aparelho se ele não vier com o tal sensor biométrico “prometido”, causando mimimi e decepções em muitos usuários (e não-usuários, principalmente).

É verdade que a Apple criou patentes a respeito e até adquiriu uma empresa especializada em biometria, mas ninguém pode afirmar quando ela irá adotar esta tecnologia. Pode ser este ano ou nos próximos, e até que aconteça, veremos diversos rumores afirmando que será “em breve”.

O melhor é não esperarmos para tão cedo isso, pois todos sabemos que a Apple só adota uma tecnologia quando tem um objetivo muito preciso para ela. Se vier antes, deixamos nos surpreender, mas se não vier, não criemos falsas expectativas que só nos fazem decepcionar com “confirmações” que nunca foram oficialmente dadas.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo