Notícias

E se o próximo iPhone tivesse leitor de impressão digital?

Leitura biométrica

No mundo de hoje, o sistema de senhas está se mostrando pouco eficiente, pois com a evolução da tecnologia fica cada vez mais fácil para os hackers desvendarem códigos de até 8 caracteres. E com a tendência de usarmos mais e mais serviços que necessitam também de senhas, muita gente acaba adotando o mesmo código para todos eles, o que é um risco para a segurança.

Segundo Michael Barret, executivo-chefe de segurança de informação do PayPal, isso tudo poderá ser resolvido com a adoção de leitores biométricos nos celulares, em que o usuário precisasse apenas usar o dedo, abandonando o sistema de senhas.

No ano passado, a Apple adquiriu a empresa AuthenTec, especializada justamente em tecnologia biométrica para dispositivos móveis, o que fez muitos pensarem (e com lógica) de que a Apple pode ter a intenção de se direcionar por esse caminho.

Baseado nestes rumores, Barret acredita que a era das senhas está chegando ao fim, com a adoção do sistema biométrico em telefones, que permitiria aos sistemas de bancos, emails, redes sociais e até mesmo pagamentos online saber que você é realmente você. E a Apple poderia ajudar muito na aceleração desta mudança se adotasse já no próximo iPhone esta tecnologia, o que popularizaria mais rapidamente o sistema.

O celular mais famoso do mundo adotando a leitura biométrica iria fazer com que toda a concorrência caminhasse para o mesmo caminho (como sempre faz), e isso seria uma nova era de identificação pessoal, decretando a morte do sistema de senhas.

Mas Barret defende a adoção de um padrão aberto, que todas as fabricantes adotassem, para não haver segmentação. Ele também afirma (não se sabe se baseado em fatos ou achismos) que a Apple irá fazer parte da FIDO Alliance, um protocolo aberto criado pelo próprio PayPal para padronizar as tecnologias de segurança.

A transição parece ser empolgante, mas não seria feita da noite para o dia. Já existiram laptops com leitor biométrico, mas não fizeram sucesso suficiente para virarem um hábito para os usuários. Com a implementação em dispositivos móveis, principalmente no popular iPhone, a tecnologia poderá finalmente decolar e fazer todos nós trocarmos as dezenas de senhas que temos hoje em dia por um simples toque do dedo.

via Macworld UK

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luis Beltrame

    Seria bem legal.

    • Edson

      Não acho legal! 🙁
      Porque uma simples digital, deixada em qualquer lugar (ex.: um copo), pode abrir as portas de segurança de qualquer aparelho!

      • Thiago Sousa

        Não funciona bem assim… Digitais “limpas” e completas não são tão simples de se encontrar e não é em qualquer material e nem de qualquer jeito que se pode coletar. Na vida real não funciona como nos filmes. Além do que, a pessoa teria que ter acesso ao lugar que vc imprimiu sua digitais, coletá-lá, ter acesso ao seu telefone e conseguir fazer a digital funcionar lá. Acho bem mais difícil e mais seguro do que uma senha, não acha?

        • Edson

          Não!

          • Thiago Sousa

            Continue vivendo no mundo de CSI então.

            • Pedro

              CSI? Você é que está enganado, amigo. Já é como nos filmes e faz tempo. Pesquise por datiloscopia criminal e verá como é fácil. Sabendo o arco, verticilo, e presilha do dedo, e com associações simples, da pra identificar um sujeito com meia digital apenas.

            • Daniel

              Pedro, estou longe de ser entendido da área, mas o que você descreveu me parece mais um processo para identificar uma pessoa (isto é, você recebe a digital e atua como identificador). No caso do iPhone, você seria o fornecedor da digital, e o identificador o aparelho. Pouco importa se você consegue me identificar com meia digital, o preocupante é se você conseguir se passar por mim com essa informação. É fácil assim reproduzir um fragmento de digital e autenticar-se nos leitores típicos de hoje?

            • Edson

              Então veja os Mythbusters! 😉

            • Thiago Sousa

              Pedro, é justamente sobre a datiloscopia criminal que estou me referindo, já estudei bastante sobre isso em Medicina Legal. Como disse no primeiro comentário, não é tão simples assim colher uma impressão digital. Nunca disse que é impossível, porque se fosse seria algo em desuso há muito tempo. Mas de qualquer forma, como também já disse, torna o aparelho mais difícil de hackear, pq não precisariam simplesmente descobrir o código alfanumérico que vc escolheu e sim ter acesso a um lugar com as suas digitais, colhe-las de uma maneira perfeita para não perder nenhum dado e ter acesso ao seu aparelho e ainda fazer uso das digitais! E como disseram em vários comentários abaixo, a tecnologia usada precisa que seu dedo esteja no seu corpo, com pulsação para funcionar. Não é impossível, a questão não é essa, mas é muito mais seguro.

            • Edson

              É melhor vc se atualizar! Está muito por fora! 😛

      • NoStack

        A tecnologia de hoje apenas valida digital viva, com pulsação sangüínea. Nem se cortarem o dedo funciona, não acredite nos filmes. A empresa que a Apple comprou já tinha esso.

        • Edson

          Veja os vídeos dos Mythbusters! 😉

      • Leonardo F. M.

        Cara vc anda vendo muito filme, eheheheheh

        • Edson

          E vc anda muito desinformado! hehehehehe!!!!

      • Fernando

        Anda assistindo muito filme meu caro!!! Claro que é possível, mas, com certeza seria mais fácil raquearem a sua senha do que raquearem a sua impressão digital!!

        • Edson

          Os Mithbusters já fizeram isso!!!
          Eles coletaram a digital num CD, sem que a pessoa soubesse que era para “roubar” sua digital.

          • Tulio

            É vero. Mythbusters coletaram a digital num CD e reproduziram no silicone.

          • André

            Ta certo, realmente isso é verdade e possível. Mas me diga aí um sistema de segurança infalível?? Não existe!!! Mas é comprovado que a biometria é bem mais eficiente do que o uso de senha texto!

            • Edson

              Senha com textos, você pode alterar, mas a biométrica não! Se ele (ladrão) já possuir uma “cópia” da sua digital (veja o vídeo dos Mythbusters) , já era!

            • Pedro Castro

              Se vc quer saber, existe sim sistema infalível. A digital da íris.
              Vc não vai conseguir pegar ela com um CD, nem copo, nem nada.
              E vai ser bem mais facil de se colocar num telefone, pois é atraves da camera e de um software. Bem melhor que colocar um hardware atrás da tela.

            • Daniel

              Infalível ou sem falhas conhecidas? DIferença enorme. E se uma falha for encontrada, não tem solução, você não vai conseguir mudar sua íris.

            • Rodrigo

              Entao é mais facil fazer um dedo de silicone, ou descobrir uma senha de 4 digitos?

      • Alan

        A solução seria os dois tipos de senha, biométrica e de caracteres.

      • Ithallo

        Claro que não… Até parece que alguém pegará um copo cilíndrico e colocar sobre uma tela plana até porque teria rolar o copo sobre e que por sinal não daria muito certo pelo fato de não usar outros elementos que instituições de investigação usa para reconhecer um impressão digital.

    • Felipe Drumond

      Seria bem legal se o botão HOME fosse o leitor biométrico. Assim, não teríamos tela de bloqueio quando apertássemos este botão. (Teríamos se apertássemos o botão home).

      Já pensou na hora do pagamento com NFC? Seu iPhone acenderia a tela sozinho te informando o valor a ser cobrado no seu cartão de crédito, e bastaria apertar o botão home uma vez e pronto, estaria pago. No máximo apertar o botão home para desbloquear a tela, momento em que seria adicionado um botão “Confirmar” na tela de pagamento, antes oculto. Facilidade total pra gastar o dimdim!

      • Overlord

        Isto SE o iPhone suportasse NFC.
        Talvez no iPhone “5S” (ou qualquer que seja o nome dele)…

        Quanto ao sensor biométrico no botão HOME: o problema é que o botão teria de ser bem grande para que pessoas com dedos um pouco maiores tenha suas impressões reconhecidas corretamente.

        Eu torço para que a Apple INOVE e apresente uma tecnologia que permita que o escaneamento biométrico seja feito em QUALQUER lugar da touchscreen!
        Que eu lembre, os celulares atuais só permitem o escaneamento biométrico em uma determinada área pré-estabelecida da touchscreen (geralmente onde fica o sensor).
        Se a Apple conseguir que a área de toda touchscreen possa ser utilizada, a usabilidade seria absurda!
        E Isto sim seria inovação!

        • Daniel

          ta vendo muito CSI

        • Hugo

          Tb acharia legal, mas o iphone não tem nem nfc, não acredito que vai vim com esse leitor não.

    • Danilo F Gomes

      A biometria se associada ao próprio touchscreen seria interessante (ou algo realmente novo), pq, do contrário, já existem outros mecanismos q poderiam utilizar o hardware do aparelho e apenas com software apropriado apresentar mais segurança q o sistema de biometria amplamente usado atualmente (como a citada dos notebooks).

    • Danilo F Gomes

      Lembrando da médica de São Paulo q foi presa fraudando o sistema de ponto eletrônico (biometria) num hospital. Usando dedos de silicone previamente e levemente aquecidos!!

  • Anderson

    Cara, foi justamente isso que pensei ontem!!!

    Pensei num possível anúncio para a próxima WWDC 2013. 🙂

    • Copeta

      Eita! Sem chances.

  • Breno Giesen

    Se eu fosse ladrão roubava a mão da vitima, vou ter medo de andar com o iPhone na rua.

  • Gerardo

    prevejo ladrões cortando os dedos das pessoas para destravar/desbloquear celulares, rsrsrs.

    podiam inventar uma câmera para ler a íris da pessoa e desbloquear o celular. ops, será que já patentearam? se não vou correndo patentear e depois processar todo mundo kkkkkkk

    • Fabio Colello

      Pena de Morte para o Ladrao que fizer isso

      • Carlos

        Nao precisa de nada disto, e so falar com os médicos que fazem os dedos de silicone. Sem violência.

        • Luís. M

          Nem disso precisa, as vezes é só escanear o dedo, imprimir, recortar e passar na maquina.
          Os mithbusters já fizeram isso
          E para conseguir a digital eles fizeram a pessoa acabar tocando com o polegar num CD (mas sem que ela soubesse que era para “roubar” sua digital)

  • Bruno Cesar

    Meu único receio do uso biometrico é que ele é eterno. Não tem como dar change.
    Prefiro deixar ele reservado a órgãos públicos e estabelecimentos. Nunca se sabe o que a tecnologia e seus hackers podem fazer com minhas informações de entrada

    • Feitosa

      Estava pensando a mesma coisa. Seria como ter uma senha única e vitalícia para tudo. Levando em consideração que os crimes cibernéticos também evoluem… imagina um hacker de posse destas informações pessoais.

      Mas as inovações tecnológicas não param. Resta a nós, usarmos da melhor forma e segurança que nos for permitida.

  • JanjaBoy

    Um leitor biométrico usando a câmera frontal do IPhone.

    • Willian F S

      Acho q não rola cara…
      a do iPhone 5 é de quanta resolução?

      Já viu os leitores biométricos de note’s, são pequenos, acho q seria uma “boa”…
      A lateral do iPhone é vazia e cabe um …

    • Leozitou

      que nada!!!

      o iPhone tem um visual “clean”.

      Pra mim, poderia ser no próprio botão home. Ao abrir o programa de scanneamento, só colocariamos o dedo no HOME.

      • Willian F S

        Mas é claro!!!
        Como não pensei nisso antes ???

        Ah… já sei, vai ver meu dedo não é infantil…

        É verdade, é bem clean, o que faz dele ser bonito…
        …mas um detalhe na lateral onde você já posiciona o dedo(dedão) não o faria feio.

        • Leozitou

          O scanner de digitais não é para o dedão todo.

          Voce nunca viu nos pcs da DELL, HP e outros?

          Já existe tb no Motorola Atrix.

  • jeffy

    não tinha um rumor que talvez teria um possível leitor biométrico “por traz”da tela do iPhone?

  • Leonardo

    Acho possível e bem interessante. Acessar seu telefone, email ou até caixa do banco usando seu dedo.
    Ontem mesmo usei o cartão do meu pai, porque sei a senha. Se houvesse um leitor biométrico eu não usaria, nem um bandido. Vale o investimento.

    • Odisseu

      Ou aumentariam ainda mais os sequestros e sequestros-relâmpago…

      • Thiago Sousa

        De qualquer forma o ladrão teria que te levar no banco pra sacar o dinheiro, então não faz muita diferença. Dificilmente fariam transferência bancária, então acho que a situação não iria piorar.

    • Pedro

      o banco itau ja faz isso faz tempo, vc cadastra sua digital na agencia e no caixa eletronico vc usa seu dedo para sacar dinheiro =]
      É muito mais prático que usar o cartão, uso e recomendo.

      • Igor

        Bradesco tem um sistema parecido,mas é pelo pulso,muito pratico,pode sacar dinheiro sem cartao,recomendo

  • Cleberson

    Seria interessante, mas em conjunto com as senhas. Não dá pra deixar só o leitor, tem que ter uma redundância e tal..

  • Alan

    Pergunta pertinente: E se colocar película protetora, vai funcionar o leitor?

    • Danilo Sato

      Provavelmente terá uma abertura, como na parte da camera…

  • Enézio E. de Almeida Filho

    Outros usuários autorizados também poderiam utilizar?

  • Ricardo

    As outras fabricantes iam atras do que a apple fazia, mas isso ja inverteu de uns tempos pra,hein

    Focando na noticia….muito bacana, tomara mesmo que isso aconteça! A apple colocar isso no iphone , com certeza, alavancaria as coisas….. Mas só esperando para ver, acho que outras vão sair na frente…assim como nfc, 4g , por exemplo.

    A apple nao costuma colocar algumas techs novas de cara,mespera popularizar….

    • Daniel

      Você sabe que wi-fi, sensor de luz ambiente, 3G, GPS, gravação de vídeo, tela de alta definição, dois microfones, câmera frontal, câmera de qualidade, BSI, tela 16:9, 4G, estabilização de imagem, tudo isso já existia em smartphones meses (muitas vezes anos) antes da Apple levar para o iPhone, né?

      O iPhone poucas vezes é o pioneiro em alguma tecnologia. O diferencial é como a Apple implementa essa tecnologia, comparando-se ao que foi feito antes.

  • Arthur Gonçalves

    Seria bem interessante ver uma alternativa assim criada pela Apple, porque as poucas fabricantes que tentaram isso no mercado mobile, não o fizeram decentemente ou com a devida atenção, como a Motorola com seu Atrix.
    A minha única ressalva é em como proceder caso aconteça algum acidente que lhe fizesse perder as digitais. Talvez um método de desbloqueio em dois passos?

  • Ernani Filho

    Mas o Motorola Atrix já tem um leitor assim….

    • E virou padrão na indústria? Não né?
      É disso que estamos falando. 😉

      • ricardo

        não, por que não é nada prático.

  • Leonardo Negrisoli

    Vamos ver né?

    Desbloquear o iPhone não pode se tornar uma coisa complicada….

    Vamos ver a simples solução que a Apple trará 🙂

  • Rodrigo

    Ladrão agora vai cortar o dedo dos outros!! NÃOOO hahahah

  • Eduardo Vieira

    Temos um caso aqui no Brasil, no SAMU de algum estado, em que os Médicos(notem, não são da área de tecnologia) burlavam o sistema de leitura biométrica com proteses de silicone.
    Não sei se para o iphone ou outros dispositivos, a tecnologia já avançou a ponto de detectar que o “dedo” é falso.
    Caso contrário, vamos começar a vender chaveiros de dedos siliconados!

  • Diego

    Tenho um iPhone 5 e um Motorola Atrix e ele tem esse leitor biométrico, acho bem interessante mesmo.

    • Odirlei

      Onde fica o leitor biométrico do Atrix? Como funciona?

      • Daniel

        Fica no verso do aparelho, no centro da borda superior (procura por imagens de “atrix fingerprint”). Não sei em que outras situações pode ser usado, mas um colega meu desbloqueava o celular apenas deslizando o dedo pelo sensor.

      • Souzabsb

        Na parte de trás do aparelho, perto da câmera. Na época eu usava o dedo indicador para destravar. Vc podia cadastrar mais de um usuário.

  • Luiz Silveira

    Muito bacana isso, um leitor digital na tela? (não sei se é a tela ou a câmera alguém sabe?) Eu achei super bacana no Atrix da Motorola que vinha com leitor digital para desbloqueio, Mas sendo na tela deve ser muito bacana.

  • Leandro

    Gente sou fã da Apple e uso já a bastante tempo.

    Mas to vendo por aí muita gente dizer que essa é uma grande novidade, e a Apple provavelmente irá anunciar com se fosse mesmo, só que o Motorola Atrix já tinha isso há algum tempo.

    Nele era interessante, mas meio lento. Vamos se Apple leva essa tecnologia para o nível iPhone, por que sinceramente….novidade nenhuma.

    • Sabatine

      Troll Detected??

    • Thiago Sousa

      Do mesmo modo que não era novidade smartphones quando a Apple lançou o iPhone e tablets quando lançou o iPad, mas ninguém se interessava antes dos produtos da Apple.

  • Alexandre S Campos

    Só para esclarecer algumas duvidas os leitores biométricos dos governos são SUPER eficientes, e não dá para fasificar com um dedo de silicone ou usar um dedo cortado.

    Isso se deve ao fato, de os leitores terem uma sensibilidade e checa a pulsação no dedo. Então silicone ou dedo cortado não irá funcionar… Estamos evoluindo e não regredindo PESSOAL!

    • Hugo

      Coloca agora o leitor do governo num smartphone ultrafino

  • RUter Jr

    Tomara que seja diferente do Atrix, que perdia sua praticidade pela necessidade de apertar o botão, e era mal posicionado também…

  • Bruno Cunha

    Antes de comprar o 4S, eu tive o Atrix… Apesar de alguns comentarios falando que era ruim, eu gostava muito. Amigos, namorada e estranhos jamais mechia sem minha permissao ou eu estando perto.
    O delay entre passar o dedo e o desbloqueio da tela era sim algo que pode ser melhorado, mas nada que incomode, pois é questao de 2 segundos… o posicionamento acho ideal, pois é o local onde geralmente seus dedos estao pertos. (na parte superior traseira do aparelho). Para quem tem um atrix e reclama, uma dica é na hora de cadastrar sua digital, faça isso com o dedo na posiçao que sempre está segurando o celular, geralmente fica na diagonal do sensor… ja vi outras pessoas cadastrando a digital com o dedo reto, oque nao acontece quando pega o celular para desbloquear.

  • Isso é incrível! Acho q nao fez sucesso por ser caro (nao sei o custo)! Mas seria muito daora… O motorola Atrix tem e funciona perfeitamente bem! To imaginando no iOS, como nao seria a interface sei la… Seria bom! Será q o próximo iPhone ja viria com? 🙂 e os iPads, Mac? Seria muito bom! Mas se vc fizer algo no dedo…. Vish kkkk mas ai acho q teria mais dedos como acontecia nos poucos pcs q tinham isso

  • Paulo Fernandes

    E o cara que tem problema em suas digitais, como fica? Sem iPhone?

    • Vini

      Cara, que tipo de problema ocorre nas digitais? o.O

      • Souzabsb

        Eu tenho uma prima que tem a pele do dedo “ressecada”, cheia de fissuras e não aparece digital. Precisa de atestado médico até para fazer identidade.

  • Thales Martins

    Eu não compraria, agora os bandidos além do iPhone vão cortar os dedos do povo pra levar.

  • Marcus Alcazas

    Creio que para emplacar a tecnologia deveria ser algo mais clean, que não interferisse no visual bonito do iphone, o motorola atrix possui a tecnologia mas embora funcione perfeitamente não colaborou com o visual do aparelho, seria fantástico se algo como aqueles apps mentirosos de leitura biométrica funcionassem de fato.

    • André Pelegrini

      Exato! E se for nesse caminho será necessário desenvolver uma tela mais sensível e eficaz ainda.

      Desse modo, se for o padrão Apple (nada de mais um botão p/ leitura e sim leitura na tela) é provável que possamos aposentar também as styles de bico longo (curvo).

      Hoje algumas são boas, junto com aplicativos próprios para escritura, mas nem chegam perto da fidelidade em escrever em ponta fina com lápis e caneta.

  • Bira Michels

    O que vai ter de gente cortando dedo de outros ae kkkkk

  • Ygor

    O cara vai me assaltar vai perguntar a senha e ele vai cortar meu dedo :/ ohhhhhhhhh que legal

  • Mauro Filho

    Tirando as conjecturas já ditas, seria muito bom que se chegasse a isso. É um saco ficar digitando senhas e principalmente guardar todas elas. Tenho umas “trocentas” em uso.

  • VimpriO

    AAhhh… eu prefiro scaneamento da retina! ().()

  • krikaoli

    A melhor parte é a namorada não conseguindo mais usar o seu iPhone! ;p

  • Bernardo Sampaio

    “Já existiram laptops com leitor biométrico, mas não fizeram sucesso suficiente para virarem um hábito para os usuários. ”

    Era isso que eu ia dizer 😛 eram notebooks HP Pavilion dv5/6 (não lembro ao certo)

    Mas imagina um Macbook assim. Seria perfeito 😛

  • Thiago Lino

    Sem querer pagar de Mãe Dináh, mas para mim isso já soa quase como certo, ao menos, bem provável 😉 Sabe-se lá onde implementarão o leitor, talvez na tela, talvez no botão home…

  • Seth

    O problema seriam para aqueles que nao tem uma boa digital, os mais velhos e os que trabalham em servico pesado, comprometeria, e esse tipo de problema os bancos ja enfrentam hj.

  • PHD

    Um dia desse, um uma moça foi presa tentando passar o ponto dos amigos. Cm ela foi encontrado um saco cheio de dedos de silvícola com as respectivas digitais…

    • PHD

      Silvícola nada. Slicone!! kkk

  • Mateus Miranda

    É difícil ver gente que bota defeito em tudo sem falar nada.
    Desde que ouvi falar dessa ideia de leitor de digitais, fiquei fascinado. Tudo ficariam mais fácil se essa tecnologia se espalhasse pra outros aparelhos eletrônicos e o sistema de senhas iria mudar. Nao digo extinguir-se, acho cedo pra afirmar isso. Alguns estão comentando que é possível pegar uma digital que você deixou em algum lugar, fazer um dedo de borracha e invadir suas coisas. É possível? Atualmente, sim. Mas, gente, vale lembrar que nem toda tecnologia é infalível! Também vale lembrar que é muito fácil quebrar uma senha e invadir uma conta, assim como não é tão simples quanto alguns pensam pegar uma digital perfeita no mundo e fazer um dedo de borracha com ela. Além disso, as tecnologias não vão simplesmente estagnar! Depois que se adotar esse tipo de senha, as tecnologias vão se aprimorar cada vez mais, até que se tornem próximas de algo que se possa chamar de perfeição, ou até chegarmos ao nível de desbloquear o celular com o olho. Nem tudo, quando começa, é perfeito. Na verdade, nada é perfeito. Isso inclui os sistemas de fechaduras. Ou vocês acham que não era fácil quebrar um ferrolho ou enganar uma fechadura na época que surgiram? Mesmo assim, as pessoas passaram a usar fechaduras, porque viram que, apesar de não serem perfeitas, eram melhores do que ferrolhos. Eu usaria uma fechadura. E elas foram evoluindo, evoluindo, até se tornarem o que são hoje.
    Calma, gente. Quando a Apple ou qualquer outra empresa popularizar essa tecnologia, vai ser só o começo. Quando virmos as facilidades que virão junto, todos nós vamos amar isso 🙂

  • Jonathan Soares

    Na minha opinião como leigo, acho muito interessante, principalmente se fosse pela íris. O único problema que eu vejo eh que eh uma senha eterna! Acho pouco provável que consigam falsificar a digital pelo fato do avanço tecnológico e principalmente pelo fato de que mede a pulsação como dito nos comentários anteriores! Se acontecer pela Apple vai ser bem feita. So creio que viria como uma opção e as pessoas iriam se acostumando e aderindo!

  • Marcus

    Enquanto a preocupação do pessoal é dos outros “pegarem” a digital, a minha, se for implantado esse sistema, é perder o meu dedo…

    • Gabriel

      Pois é, quando estava fazendo as aulas da auto-escola, tinha que passar as digitais para dar entrada e saída nas aulas. E tinha alguns alunos que não conseguiam passar. Só o fato de você queimar a ponta do dedo, já te deixa “irreconhecível” por alguns dias…

  • Lucas Pinho

    Agora o cara que deixar uma impressão digital na cena do crime e escapar num primeiro momento, estará virtualmente fodido!

  • Dorinha

    Sou leiga e posso estar escrevendo besteira mas eu acho meio improvável de acontecer assim rápido, logo no próximo lançamento do iPhone, até por que eu acredito que isso ainda deva ser mais pesquisado e testado, fora o custo, imagine quando tiver isso nos celulares, iPhone por exemplo a que preço ele chegará aos consumidores??? Claro que isto levará o aparelho a ter um custo maior.
    Também penso que, qualquer acidente, ou deformação física com a pessoa vai atrapalhar o uso do aparelho e, pelo menos aqui no Brasil a violência do jeito que anda, o que vai ter de gente perdendo os dedos….

  • João

    Desculpa, mas trabalho com tecnologia e posso afirmar que leitores biométricos são mais INSEGUROS do que senhas.

  • Tuzim

    O problema desses leitores biométricos é uma falha grave na segurança: se eu estiver dormindo ou bêbado, alguém poderia usar meu dedo para destravar meu telefone e usar da forma que desejar. Isso é um dos motivos que eu não utilizo o método de reconhecimento de face no meu tablet android, haja vista que mesmo se estiver com os olhos fechados (no caso de estar dormindo por exemplo), uma pessoa consegue desbloqueá-lo e usá-lo sem que eu saiba. Deveria funcionar, por questões de segurança, em conjunto com outra forma de segurança.

    • Lucas Motta

      Amigo, se você estiver bêbado, alguém pode usar mais que seu dedo 😉