Notícias

Apple pode ser forçada a adotar padrão europeu de conector no iPhone

O Parlamento Europeu luta desde 2009 para convencer todos os fabricantes de celulares a adotar um padrão único de carregador de celular. No final de 2010 uma lei foi aprovada no continente sugerindo que todos os aparelhos fossem compatíveis com o padrão micro-USB, o que nos fez pensar na época que a Apple iria adotá-lo em seus novos iPhones, coisa que não aconteceu.

Pois alguns parlamentares votaram nos últimos dias uma lei que obriga que todos os fabricantes devem se adequar as normas e oferecerem cabos que sejam compatíveis entre diversos aparelhos. Inclusive a Apple.

A questão é antiga. Uma adoção de um padrão único de carregadores, segundo o parlamento europeu, facilitaria muito a vida do usuário, que não ficaria sem bateria ao esquecer seu cabo em casa, pois bastaria pedir emprestado o de outra pessoa, independente da marca do celular que ambos tivessem. Além disso, diminuiria o lixo eletrônico em 50.000 toneladas por ano, pois ninguém precisaria jogar fora o cabo só porque trocou de telefone. Confira um vídeo feito pela Comunidade Europeia sobre isso:

YouTube video

Mas aí que está o problema: a Apple teve já a oportunidade de adotar o padrão único ao desistir do seu conector de 30 pinos, mas não o fez. Preferiu adotar um novo padrão proprietário que só ela usa. Claro que ele permite fazer mais coisas que o simples cabo micro-USB, mas isso agora pode trazer problemas para a empresa na Europa.

Quando a Apple disponibilizou um adaptador micro-USB para os seus dispositivos, chegou-se a pensar que ela iria inclui-lo na caixa dos aparelhos vendidos na Europa, como já faz na China, mas isso não aconteceu. E o patético é que o adaptador custa 19€, o mesmo preço de um cabo Lightning, o que não incentiva as pessoas a comprarem a pequena peça fácil de perder no lugar de um cabo completo.

Aguardemos para ver qual será o desfecho deste impasse. Parece óbvio que a Apple não irá trocar novamente seus conectores depois de um ano vendendo novos aparelhos, e o mais provável é que os consumidores europeus ganhem de presente o conector quando forem comprar seus iPhones e iPads.

via Macworld US

Botão Voltar ao topo