A Apple pode estar prestes a revelar três novos produtos equipados com o chip M5 — e tudo indica que isso acontecerá ainda nesta semana, sem evento especial, apenas por meio de comunicados oficiais no site.
A informação vem do conhecido Mark Gurman, da Bloomberg, que costuma antecipar com precisão os movimentos da empresa.
Segundo ele, a Apple planeja lançar um novo iPad Pro, uma nova geração do Vision Pro e um MacBook Pro de entrada, todos com o chip M5.
iPad Pro com chip M5
O iPad Pro deve ser o primeiro da lista a receber o novo chip.
Não tem como esquecer que o unboxing dele já foi adiantado por um youtuber russo há duas semanas, então este lançamento era mais do que esperado.
A versão M5 deve trazer melhorias de desempenho gráfico e eficiência térmica, favorecendo o uso de aplicativos profissionais e novas funções de inteligência artificial local.
As mudanças externas devem ser mínimas, já que o foco da atualização é interno.
O novo chip permitirá lidar com tarefas intensas como edição de vídeo 4K, renderização de modelos 3D e trabalhos vetoriais com ainda mais fluidez.
Vision Pro atualizado
O Apple Vision Pro também deve receber o chip M5, em substituição ao M2 usado atualmente.
Além de um desempenho superior, a mudança promete melhor gestão térmica, o que pode reduzir o aquecimento e aumentar o conforto durante longas sessões de uso.
Essa atualização ajudaria a preparar o headset para futuras funções de realidade mista avançada, além de melhorar o processamento de ambientes volumétricos e multitarefa em realidade aumentada.
MacBook Pro com chip M5 “básico”
Por fim, a Apple deve lançar uma nova versão do MacBook Pro com o chip M5 padrão — servindo como modelo de entrada da linha até a chegada dos futuros M5 Pro e M5 Max, que provavelmente só aparecerão em 2026.
O objetivo seria oferecer uma opção intermediária entre o MacBook Air e os modelos Pro mais caros, com foco em usuários que precisam de mais desempenho sem pagar pelos chips de ponta.
Apesar das expectativas, Gurman afirma que dispositivos como HomePod mini, Apple TV e AirTag não devem ser atualizados nesta leva. Esses produtos podem receber novidades apenas em comunicados futuros.
No início do ano que vem a Apple deve lançar modelos mais simples, como um novo iPad com chip A18, um novo iPad Air com M4 e também o iPhone 17e, uma versão mais limitada, mas que deve adotar o chip de última geração.


ainda não sei por que alguém pagaria valor de laptop num iPad :c mas adoro o meu pra coisas básicas <3