Notícias

Apple abrirá mais o NFC no iPhone com o iOS 11

Se tinha algo que muitos já tinham desistido de acreditar era da possibilidade da Apple abrir mais o NFC no iPhone. A comunicação sem fios presente há muito tempo em outros dispositivos, sempre foi capada no iPhone por causa da paranoia da Apple em segurança.

Agora, com a chegada do iOS 11, ele finalmente ficará disponível mais amplamente para os usuários da maçã.

A sigla NFC significa Near Field Communication, comunicação por proximidade, e serve para as mais variadas coisas, desde pagar a catraca do metrô, até parear automaticamente algum acessório compatível. Há lugares que você pode se conectar diretamente na rede Wi-Fi somente aproximando o celular a um cartaz, sem precisar digitar nenhuma senha.

Durante muitos anos muitos de nós pedimos para a Apple incorporar um chip NFC no iPhone, e ele finalmente veio no iPhone 6 (2014). Porém, para decepção de todos, a tecnologia era limitada ao uso com o sistema de pagamentos Apple Pay, e nada mais. Recentemente um desenvolvedor de aplicativos para o jailbreak até conseguiu ativar o NFC para ler tags, mas a solução ainda não está disponível para o público, além de ser necessário desbloquear o sistema, o que nem todo mundo gosta de fazer.

Agora, o iOS 11 permitirá que aplicativos possam usar o NFC para leitura, podendo assim abrir uma enorme gama de possibilidades.

Dispositivos do HomeKit também poderão ser pareados por NFC, quando permitir. De fato, é uma das opções que aparecem quando se tenta adicionar um acessório ao aplicativo Casa.

No Apple Watch também será possível aproveitar a tecnologia. Na apresentação da WWDC, eles comentaram no palco que o relógio poderá sincronizar com aparelhos em academias, através do NFC. Assim, eles poderão trocar informações, que serão sincronizadas automaticamente com o aplicativo Saúde.

Ele aceitará tags dos tipos 1 ao 5, e só funcionará no modo leitura. Portanto, não conte em transmitir fotos e arquivos por NFC. Outra notícia bem ruim para muitos: ele só funcionará no iPhone 7, 7 Plus e modelos posteriores. Quem tiver um iPhone de modelo anterior, ficará de fora da brincadeira.

Quando o iOS 11 for lançado para todos (o que supomos acontecer em setembro) e os aplicativos puderem ficar compatíveis com a leitura NFC, poderemos ter uma ideia mais ampla do que poderá ser feito com esta mudança.

Botão Voltar ao topo