Curiosidades

Jailbreak é capaz de desbloquear o NFC do iPhone

Quem nos acompanha há mais anos e nos conhece melhor sabe que sempre fomos favoráveis ao jailbreak enquanto ferramenta para liberar funções que a Apple nunca permitiu. Afinal, um dispositivo tão incrível como o iPhone não merece ficar limitado apenas por questões comerciais ou estratégicas da maçã, principalmente pelo preço que pagamos por ele. Porém, com a saída de jogo de grupos tradicionais de hackers e o início de atuação de grupos chineses na elaboração do jailbreak, o foco dele acabou ficando nitidamente para pirataria de aplicativos, algo que enfaticamente sempre lutamos contra aqui no blog. Por este motivo, decidimos não falar mais dele.

Mas vez ou outra aparecem novos tweaks diferentes, que nos chamam a atenção por resgatar a filosofia original do jailbreak. É o caso da possibilidade de desbloquear o NFC do iPhone para ser usado com outras funções além do Apple Pay.

Um desenvolvedor está trabalhando nisso e já conseguiu alguns progressos, mostrando em um vídeo. O iPhone é capaz de identificar algumas tags NFC e mostrar uma notificação com sua ID.

YouTube video

Isso permitiria que se pudesse usar a tecnologia para diversas utilidades, como usar outros sistemas de pagamentos (visto que o Apple Pay não chegou ao Brasil ainda), abrir portas ou sincronização com dispositivos sem fio. As possibilidades são gigantescas.

Claro que o fato de estarem trabalhando nisso não significa que a função ficará disponível para a maior parte dos usuários. Atualmente é bem pequena a taxa de usuários que usa o jailbreak (comparado com o total de vendas, estima-se menos de 5%) e provavelmente não serão desenvolvidos aplicativos de pagamentos confiáveis (ou seja, das grandes instituições financeiras) que usem o processo, justamente porque o jailbreak pode deixar o aparelho mais inseguro para quem não é tão íntimo do processo.

A liberação do NFC é um sonho antigo dos usuários do iPhone e quando a Apple o implementou no iPhone 6, muitos ficaram com esperanças de que ele seria aberto. Porém, a maçã o manteve bloqueado para uso exclusivo do Apple Pay, alegando que isso mantém o sistema de pagamentos um dos mais seguros do mercado. Bancos australianos seguem brigando na justiça para obrigar a empresa a liberar o NFC para outros aplicativos, com a intenção de não precisarem pagar as taxas exigidas pela Apple para usar o Pay.

Botão Voltar ao topo