2011ARQUIVONotícias

Apple abre processo contra Samsung por fazer cópia do iPhone e do iPad

Se a Apple resolver processar todas as empresas que a copiam, terá um longo trabalho pela frente. Mas o primeiro passo ela já deu, ao abrir este mês um processo contra a Samsung por desrespeitar algumas patentes do iPhone e do iPad. Ou em linguagem não técnica, pelo roubo de ideias.

Não é novidade nenhuma que o Galaxy sempre foi cópia descarada do iPhone (basta olhar para a imagem acima para concluir isto). Cantos arredondados, botões na mesma posição, tudo isso faz a Apple acusar a Samsung de roubar suas ideias.

Ao invés de inovar e desenvolver tecnologia e estilo próprio para seus produtos (smartphone e tablet), a Samsung optou por copiar tecnologia da Apple, a interface de usuário e estilo inovador nestes produtos “copiados”.

A empresa inclusive anunciou em janeiro seu novo tablet de 10 polegadas, mas mudou tudo depois do anúncio do iPad 2, mostrando claramente que não seguia os próprios passos e sim os da Apple (leia sobre o fato neste artigo).

Além do hardware, a Apple apresentou alguns casos de ícones de sistema que são muitos, mas muito parecidos, como os de música, telefone, mensagens e contatos.

Ao mesmo tempo que é concorrente no mercado de smartphones, a Samsung é parceira da Apple ao fornecer chips e memórias SSD (que inclusive estão equipando os últimos MacBooks Air). Esta briga pode ser apenas um recado para outros concorrentes de que a Maçã está de olho em quem simplesmente copia seus produtos, e se ela ganhar pode servir de precedente para partir para o ataque de outras empresas.

O fato é um só: enquanto apenas uma empresa apresentar inovações e as outras apenas copiarem, os maiores prejudicados seremos nós, consumidores. Se no dia que Jobs não fizer mais parte da Apple e ela não for mais criativa, deixaremos de ter produtos inovadores e surpreendentes, que mudam o mercado?

Wall Street Journal

Botão Voltar ao topo