iPhone 15

iPhone 15 e 15 Pro trazem novo gerenciamento que limita a recarga da bateria em 80%

A Apple sempre insistiu que não era necessário que os usuários se preocupassem com deixar carregando a bateria do iPhone quando ela chega aos 100%, pois o sistema seria capaz de gerenciar a entrada de energia para não sobrecarregar os eletrodos do componente físico.

Mas uma das novidades dos novos iPhones 15 e 15 Pro é justamente um novo ajuste que permite limitar a recarga do celular a até 80%, o que muitos dizem que protege a vida útil da bateria, por não expô-la a altas cargas quando ela está completa.

Será que a Apple mentiu para nós todos estes anos? Ou demorou para se dar conta de algo que muitos já comentavam?

Limitando a carga em 80%

Não dá para dizer que a Apple não tinha conhecimento do fato que deixar carregando o iPhone quando ele já está em 100% pode danificar a vida útil da bateria.

Isso porque há tempos ela implementou no sistema uma função chamada Carregamento Otimizado da Bateria, que usa de inteligência artificial para determinar horários em que o iPhone não está em uso, para interromper o carregamento quando chega em 80% e continuar para que a carga esteja em 100% quando o usuário precisar usar o celular.

Agora, o iPhone 15 traz mais controle quanto a isso.

Uma das principais adições é a capacidade de limitar a carga máxima da bateria para 80%. Esta funcionalidade visa prolongar a vida útil das baterias de íon-lítio ao reduzir o estresse causado pelo carregamento total.

A opção funciona de maneira semelhante ao “Carregamento Otimizado da Bateria”, mas permite ao usuário manter a limitação de carga em 80% permanentemente, oferecendo uma maior flexibilidade.

Otimização Carga iPhone 15

Outra adição significativa está relacionada à transparência e ao acesso a informações cruciais sobre a bateria.

Contador de ciclos de bateria

Os modelos do iPhone 15 também trazem uma seção dedicada à saúde da bateria mais elaborada, permitindo aos usuários verificar detalhes como a data de fabricação da bateria, a data da primeira utilização e o número de ciclos de recarga.

Esses detalhes já eram acessíveis por meio de ferramentas de terceiros, agora estão integrados ao sistema iOS, tornando mais fácil para os proprietários do iPhone 15 monitorar o estado de suas baterias.

Essa informação é fundamental para entendermos a relação entre o ritmo do uso do aparelho com a vida útil da bateria física. Quanto mais o iPhone é carregado, mais desgaste há na bateria.

Mas isso infelizmente resta exclusivo dos novos modelos.

Só para o iPhone 15 e 15 Pro

Não dá para entender a razão da Apple não oferecer a mesma indicação no iOS 17 para os outros modelos de iPhone.

Apesar de não termos acesso no momento sobre detalhes técnicos da função, não parece haver motivos evidentes de que seja necessário um processador especial para esta funcionalidade, até porque o chip do iPhone 15 padrão é exatamente o mesmo do iPhone 14 Pro do ano passado.

Mas, como provavelmente muita gente irá reclamar disso, é possível que no futuro a Apple libere a função para todos os modelos, como já fez com a porcentagem da bateria, por exemplo.

Vale destacar que há diversos relatos na internet dos usuários do iPhone 14 e 14 Pro a respeito da rápida degradação da bateria em menos de um ano de uso. É provável que isso tenha feito a Apple incluir todas essas informações adicionais nos Ajustes.

Botão Voltar ao topo