iPad

Já é possível instalar o Windows 11 em um iPad M1 (de forma não oficial)

Há tempos muitos tem a vontade de que, um dia, o iPad rode aplicativos de computador. Porém, a Apple já falou diversas vezes que não tem planos de unificar o iPadOS e o macOS algum dia.

Mas… e se você pudesse instalar o Windows 11 no iPad?

Bem, isso já está acontecendo, graças a uma virtual machine rodando nativamente no tablet da maçã.

O aplicativo UTM Virtual Machines é um conhecido virtualizador de sistemas operacionais. A Apple até aprovou a versão para Mac na sua loja, que permite emular Windows e Linux no macOS.

Porém, para iPad e iPhone a App Store não permite emuladores de nenhum tipo. Então, não tem como o UTM funcionar no iOS, certo?

Bem, uma das vantagens do chamado sideload é justamente permitir instalar aplicativos que a Apple não permite. Então, tem gente com jailbreak que já está conseguindo rodar o Windows normalmente em seus iPads Pro.

Um usuário do Reddit conseguiu instalar a versão v4.0.4 beta do UTM para iPadOS e com isso instalou facilmente o Windows 11 no seu iPad.

Claro que ha algumas limitações. Só é possível usar 4GB de RAM do aparelho e a compatibilidade do app está limitada no momento a iPads com chip M1.

No caso do usuário do Reddit, ele especifica que obteve pontuações de 1.523 em single-core e 4.963 em multi-core no Geekbench 5. O mesmo iPad normalmente tem pontuações de 1.705/7.339 sem emulações.

Ele ainda afirma que os aplicativos padrão da Microsoft (Office, etc.) rodam normalmente, enquanto os jogos sofrem um pouco mais por causa da limitação da renderização 3D.

Se você quer ter uma ideia da performance, pode ver um vídeo feito pelo próprio pessoal da UTM rodando um Windows 10 no iPad Pro:

YouTube video

Mas na verdade, a pergunta que não quer calar é: quando teremos um macOS rodando no iPad???

Botão Voltar ao topo