iPad

Novo Apple Pencil não é compatível com iPads de gerações anteriores, e vice-versa

A Apple apresentou esta semana os novos iPads Pro que são realmente impressionantes. Junto, também lançou a segunda geração do Apple Pencil, com recarga por indução e pareamento que acontece ao encostar o acessório no corpo do iPad.

A má notícia é que, se você quiser comprar apenas o novo Pencil para usar com seu iPad Pro antigo, não irá funcionar. E se já tiver um Pencil de primeira geração e quiser comprar o novo iPad Pro, terá que comprar também o novo Pencil, pois o antigo não funciona no novo.


O Apple Pencil de 2ª geração só funciona nos novos iPads Pro de 11 e 12,9 polegadas.

O preço do novo Apple Pencil também não é o mesmo. Nos EUA ele sai por $129 (contra os $99 da primeira geração). Já no Brasil o preço dele é de R$ 979,00 (contra os R$ 749,00 da primeira geração).

Ou seja, se você já usa o Apple Pencil para trabalhar no iPad Pro e está pensando em fazer o upgrade para o novo iPad (que é ótimo), saiba que terá que comprar uma outra canetinha para desenhar.

A não compatibilidade até tem uma certa lógica. O novo Apple Pencil traz uma série de interatividades que não existiam antes, como os toques laterais para trocar de ferramenta de desenho, ou o carregamento por indução. Conforme comentamos antes do evento, o antigo Pencil trazia um conector Lightning para parear e recarregar, coisa que não existe mais no novo iPad Pro (que mudou para porta USB-C). Portanto, a interação básica entre caneta e tablet mudou completamente, o que explica a não compatibilidade.

Só é duro saber que o novo custa mais caro que o antigo.

Botão Voltar ao topo