Apple WatchiOS

Apple libera o primeiro beta público da história do watchOS

Pela primeira vez, a Apple liberou um beta público do watchOS para quem não é desenvolvedor.


Já faz um bom tempo que a Apple oferece um programa de beta público de seus sistemas para que usuários comuns que não são desenvolvedores possam ajudá-la a encontrar erros e bugs.

Mas até o dia em que este artigo foi escrito, a Apple nunca tinha deixado o público testar a versão beta do sistema do Apple Watch, o watchOS.

Mas isso acaba de mudar.

Conforme havia prometido na WWDC, a Apple liberou finalmente um beta público do watchOS 7 para todos aqueles que não são desenvolvedores, mas estão inscritos no Programa de Beta Público.

A versão disponibilizada é equivalente ao terceiro beta para desenvolvedores. De fato, foi a primeira versão que nossa equipe considerou estável suficiente para ser testada pelo público.

Mas por que a Apple não deixava antes?

Nós já comentamos aqui no blog as razões da Apple nunca ter disponibilizado antes um beta público para o watchOS. E a principal razão é que o relógio não é capaz de se conectar por cabo com o computador do usuário, o que o impede de reinstalar versões anteriores do sistema.

beta público do watchOS

Para ficar mais claro:

No iPhone, se você instala uma versão beta, mas se arrepende por enfrentar problemas demais, você pode conectá-lo no computador e restaurar para o sistema que não é beta.

Já com o relógio, isso não pode ser feito, porque não há maneira do usuário conectar seu Watch ao computador. Então, quem instala o beta fica preso na versão, sem poder voltar atrás.

Muitos de nossos leitores já comentaram aqui que tiveram que enviar o relógio para a assistência técnica, para eles reinstalarem de volta a versão anterior do sistema. Ou seja, quando dá problema, a dor de cabeça é bem grande.

Outro ponto também significativo: é preciso instalar o beta também no iPhone. Caso, por algum motivo, seja necessário voltar a versão do iPhone por causa de algum bug, o relógio não poderá voltar e a conexão entre os dois dispositivos será interrompida, até o lançamento da versão final do novo sistema.

Por esta razão que a Apple nunca havia liberado até então uma versão beta do watchOS.

Por que ela está fazendo isso agora? Não temos esta resposta, mas se você está pensando em instalar o beta no seu relógio, é importante ter consciência dos riscos de problemas que isso pode lhe trazer. Versões beta são sistemas incompletos, em que os usuários são convidados a serem cobaias para encontrar erros e instabilidades.

Se você sabe que pode ter problemas, sabe que será cobaia de uma versão ainda não finalizada e, mesmo assim, ainda quer instalar o beta público do watchOS no seu relógio, coragem e boa sorte!

Botão Voltar ao topo