Apple WatchiOS

Por que a Apple nunca disponibiliza um beta público para o watchOS?

Sempre antes de lançar uma nova versão de sistema operacional, a Apple disponibiliza versões de testes (chamadas de beta) em grupos fechados, para tentar eliminar qualquer bug antes do lançamento para o grande público.

Antigamente isso era reservado apenas a desenvolvedores cadastrados ou grupos exclusivos da empresa (como o programa AppleSeed), mas nos últimos anos ela também abriu para usuários comuns, para que os testes fossem feitos por um número maior de pessoas e os bugs fossem descobertos mais rapidamente. Por isso que existe hoje o Programa de Beta Público, em que qualquer usuário pode se inscrever.

Porém, muitos já nos procuraram perguntando a razão da Apple nunca disponibilizar uma versão beta do sistema do Apple Watch no programa público.

Sim, existe um motivo para ela fazer isso, como você verá ao ler este artigo até o final.





A grande verdade é que versão beta é algo bem complicado. Apesar de ser irresistível a ideia de termos a oportunidade de acesso à diversas novidades antes da versão oficial ser lançada, o fato é que experimentar algo que ainda não está acabado significa ter que suportar diversas falhas e bugs inesperados.

Quando você instala um beta, tem que saber que seu dispositivo pode apresentar travamento inesperados, aplicativos não adaptados que fecham do nada (ou por vezes nem abrem), e até perda de dados, que podem sumir do nada.

No iPhone ou iPad isso é menos grave, porque se você não aguentar mais os problemas, é só conectar pelo cabo USB no computador e restaurar tudo, voltando para a versão anterior do sistema. É importante guardar um backup do sistema anterior, porque se por acaso o último que você tiver for o do beta, não poderá reutilizá-lo neste caso.

Backups da versão beta nunca são compatíveis com versões anteriores do sistema.

No caso do Apple Watch, a coisa é bem mais complicada, porque você não possui maneira de conectar um cabo USB no relógio para sincronizar ao computador. E sem esta conexão, não é possível restaurar o sistema para uma versão anterior.

O cabo do Apple Watch serve unicamente para recarregar a bateria, nada mais. Até existe uma porta escondida para conexão por cabo, mas ela é usada apenas pela assistência técnica, não pelo usuário.

Então imagine: você instalou um beta do sistema que acaba inesperadamente bloqueando o seu relógio ou fazendo com que algum item deixe de funcionar (como por exemplo, o registro de exercícios e atividades). Um usuário normal não tem como reinstalar o sistema antigo para que seu relógio volte a funcionar. Neste caso, só levando a uma assistência técnica para arrumar o problema. E é isso que a Apple tenta evitar ao não deixar que pessoas comuns experimente versões beta do watchOS.

Hoje em dia, parece que versões betas estão na moda, tanto que tem até banco digital fazendo isso. Porém, é importante ter sempre em mente que o objetivo deve ser o de testar e encontrar erros, e não somente ter acesso prévio a novidades interessantes.

Se você quer algo redondinho e que funcione bem, o melhor é sempre ter paciência e esperar a versão final. 😉

 Leia também:   Apple tira do ar atualização do watchOS que trava alguns relógios

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Raynner

    Triste em saber que a maioria dos novos mostradores serão exclusivos apenas para o Apple Watch series 4. Eu por exemplo tenho o Series 3 e não pretendo mudar pro S4 só por causa disso. Mas é muita sacanagem viu.

    • CHC

      Concordo completamente com você, estou na mesma situação, tenho um séries 3 e quando finalmente achei que teríamos uma Watch face descente, eles simplesmente não liberam. Por essas e outras que eles acabam perdendo usuários.

    • Daniel Alves de Andrade

      Talvez vc queria dizer q a Apple deveria fazer novos mostradores para modelos anteriores… Pq os novos mostradores (os q não vão estar disponíveis para os modelos anteriores) precisam da tela do S4 pra serem práticos… Neste caso não é só uma questão de fdptagem da Apple

    • Existe um programa chamado JingWatch que você instalar mostradores diferentes e alguns pagos tbm!
      Aqui no blog foi falado sobre ele, no meu aparelho instalou mas não conseguir autorizar o certificado de terceiros, talvez vc consiga, boa sorte!

  • Cleber Cesario

    instalei o WatchOS 6 no meu relógio antes de atualizar meu iPhone para o iOs 13, conclusão: deu ruim! meu relógio ficou inutilizável.
    Liguei no suporte da Apple, relatei o ocorrido e me orientaram a enviar o relógio para eles. Mandei. Em menos de 3 dias chegou um relógio novinho para mim!!!
    OBS.: Meu relógio está na garantia.

    • Relógio novo? Fiz o mesmo, roteiro igual, deve chegar hoje ou amanhã.

      • Alex

        Fiz o mesmo roteiro, mas o meu S3 Nike estava fora da garantia. Suporte Apple disse que vão reinstalar o WatchOS 5. Despachei hoje. Aguardemos…

  • Leandro Nogueira

    Meu airpods parou de funcionar um lado, levei na assistencia autorizada da apple. Deixei la e no dia seguinte me informar que devido a um arranhao no estojo e no fone direito(!) a garantia está violada. Tenho ainda 50 dias de garantia… Alegam que pode ter sido isso que estragou ele.. Piada né? O direito está riscado mas o esquerdo que nao está funcionando! Detalhe: só posso fazer a troca se for total, direito, esquerdo e estojo, 1500 reais. Se eu levar na propria apple store do Morumbi vou ter alguma chance de pelo menos trocar o fone esquerdo ou ganhar a troca na garantia?

    • Guilherme Germano Klapper Juni

      Leandro, é por essas que sempre e somente vou na Apple do Morumbi em SP.
      Pode levar lá que eles trocam os dois lados por novos (somente não trocam o estojo).
      Meu Airpods V1 começou a ficar com o som baixo e abafado dos 2 lados, levei lá e saí com 2 fones novos, sem questionamentos.

      • Leandro Nogueira

        Muuuito obrigado amigo! Isso mesmo que vou fazer!

      • Daniel Carvalho

        Guilherme, sabe me dizer se eles aceitam eu enviar o aparelho de Goiânia pelos Correios?
        A assistência que tem aqui é icircuit, e lendo os comentários no Google, são horríveis, vi gente reclamando deles abrirem o aparelho e esquecerem de fixar alguns parafusos.

        Estou com um problema na bateria do meu iPhone 7+, o iPhone 6 da minha namorada, que já foi meu, está com a saúde quase acima da minha, o meu 93% e o dela 92%, sendo que o meu é 9 meses mais novo, abri um chamado no site da Apple na semana passada e ninguém ligou para mim.

    • Infelizmente algumas autorizadas inventam problema mesmo. O melhor sempre é progurar uma Apple Store diretamente.

      • Raphael Sanches

        progurar? nao seria proCurar ? 🙃

        • É que eu tô resfriado!

      • Leandro Nogueira

        Valeu iLex! Vou dar um pulo na do Morumbi. Obrigado pela ajuda sua e da galera aqui do blog que manja demais

  • Christian Tavares

    A Apple poderia dar um jeito de disponibilizar o acesso ao Watch via cabo no computador. Ter um relógio caro pra cacete inutilizado por um problema assim é complicado, até porque uma assistência da Apple não está acessível na maioria das cidades brasileiras.

    • Daniel Vitor

      Pq na verdade usuário final não deveria nem instalar beta dev.
      Logo usuário final não terá o relógio inutilizado, já que ela não disponibiliza beta teste para eles.

      • Christian Tavares

        Eu nem estava me referindo aos Betas e sim ao sistema final mesmo. Eu já tive que restaurar meus gadgets (e são vários) algumas vezes por algum bug ou problema e precisei do iTunes pra isso. Imagina se não tivesse acesso a eles pelo computador?

Back to top button