iOS

Apple encerrará o serviço “Meu Compartilhamento de Fotos” em julho

No dia 26 de julho de 2023, a Apple irá desativar o serviço “Meu Compartilhamento de Fotos“. Embora muitos usuários possam nem se lembrar da existência dessa função, lançada em 2011 junto com o iCloud, ela permitia a sincronização das mil fotos mais recentes (ou dos últimos 30 dias) entre todos os dispositivos iOS, macOS e a Apple TV.

No entanto, ao longo dos anos, esse recurso foi superado pela mais eficiente e poderosa Fotos do iCloud.

Uma das grandes diferenças entre o “Meu Compartilhamento de Fotos” e as Fotos do iCloud é que o primeiro não utiliza o espaço de armazenamento do iCloud.

Meu Compartilhamento de Fotos

Por outro lado, cada imagem armazenada na fototeca do iCloud consome parte do armazenamento disponível, podendo facilmente ultrapassar a oferta gratuita de 5 GB.

A partir deste inverno, os usuários não terão mais opção de escolha entre os dois serviços, pois o “Meu Compartilhamento de Fotos” será encerrado em 26 de julho, conforme informado pela própria Apple em sua página de suporte.

No entanto, os usuários que ainda utilizam essa função sentirão seu impacto antes mesmo dessa data, uma vez que o carregamento de novas fotos para o “Meu Compartilhamento de Fotos” será interrompido a partir de 26 de junho, um mês antes do encerramento oficial.

A Apple esclarece que todas as fotos carregadas nesse serviço antes dessa data serão mantidas no iCloud por 30 dias a partir da data de carregamento.

As fotos presentes no serviço já estão armazenadas em pelo menos um dos dispositivos, portanto, elas não desaparecerão para sempre, “desde que você tenha o dispositivo com as originais”.

A fabricante recomenda que sejam feitos backups das imagens que não estão presentes em nenhum dos dispositivos e que a fototeca do iCloud seja ativada.

No ano passado, a Apple adicionou uma nova funcionalidade para compartilhamento de fotos: a Fototeca Compartilhada do iCloud, que permite que até seis pessoas tenham acesso a uma única biblioteca de fotos.

Botão Voltar ao topo