iOS

Terceiro beta do iOS 15 ainda está experimentando mudanças no Safari do iPhone

É o que sempre foi dito aqui neste blog: até a versão final, tudo pode mudar em betas, pois eles servem justamente para experimentar e testar coisas.

Essa semana, a Apple liberou para desenvolvedores e testadores o terceiro beta do futuro iOS 15. E nele, algumas experimentações de como poderá ficar a interface do Safari no iPhone.



Como já destacamos aqui, o Safari no iOS 15 virá com a sua maior reformulação de interface desde o lançamento do primeiro iPhone. Essas mudanças mudarão um pouco a maneira como estamos acostumados a acessar sites no aparelho.

Com a preocupação de que as mudanças incomodem os usuários mais conservadores, os engenheiros da Apple continuam estudando melhorias antes da versão final.

No terceiro beta, lançado esta semana, já é possível ver algumas dessas mudanças. A barra de endereços do navegador, por exemplo, passou a ficar junto com o teclado ao digitar um endereço. Antes, ele passava da parte de baixo para cima, de forma confusa.

  

Para recarregar a página, por exemplo, ainda se vê que a Apple está tentando resolver a melhor maneira para o usuário. Como não existe mais a barra superior com o botão específico de “reload“, essa função ficou escondida em um menu no campo de endereços.

No terceiro beta, ao segurar o campo de endereços por 2 segundos, a opção de recarregar aparece no menu.

É também possível recarregar a mesma página puxando a tela para baixo (o clássico “pull to refresh” criado em 2008 pelo app Tweetie).


O iOS 15 está em fase de testes e deve chegar às mãos dos usuários provavelmente em setembro.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo