iOS

O iOS 12 melhorará bastante o gerenciamento de senhas para o usuário

No mundo digital em que vivemos, é muito difícil operar celulares e computadores sem ser obrigado a configurar dezenas de senhas para os serviços que usamos. E a não ser que você tenha uma memória excepcional, a missão de decorar os dados de login de cada lugar é algo praticamente impossível, o que faz muitos usarem a mesma senha para diversos serviços diferentes (!!!). Isso é péssimo para a segurança, pois basta a senha de um deles vazar para que todas as suas outras contas fiquem comprometidas.

Por isso mesmo, aplicativos que gerenciam senha são tão úteis hoje em dia, e a própria Apple incorporou no sistema (desde o iOS 7) um gerenciamento que guarda todas as suas senhas do Safari no iCloud.

No iOS 12, este gerenciamento será ainda mais integrado ao sistema, permitindo que usemos as senhas do iCloud não apenas no Safari, mas também no Chrome, Firefox e outros aplicativos do iPhone e iPad.


Senhas em todo o sistema

O iOS 12 permitirá que as suas senhas gravadas no iCloud sejam acessíveis em qualquer aplicativo. Isto significa que você não precisará mais ficar decorando senhas e nem repetir a mesma palavra-chave para todos os serviços/apps. Assim que você tentar se conectar ao serviço, o teclado virtual irá sugerir o login e senha caso as informações já estejam registradas na nuvem.

Esta é aquele tipo de novidade que a gente se pergunta: “Por que não foi assim desde o começo?”

Toda vez que você for criar uma senha nova pelo iPhone ou iPad, o sistema vai sugerir um código forte para você usar.

Se você aceitar, a senha é gravada no iCloud para você usar sempre que precisar (inclusive em outros dispositivos seus). Se quiser criar uma senha personalizada, ela também será registrada no iCloud.

Aviso de senha reutilizada

Você pode acessar todas as suas senhas pelos Ajustes do sistema (como já acontece desde o iOS 11). A diferença é que no iOS 12 o sistema avisa quando você já usou a mesma senha em outros serviços, incentivando a trocar por uma diferente e exclusiva. Um botão nos próprios ajustes já envia você direto para o site do serviço para você alterar a senha.

E ao definir uma nova senha no site, o sistema mesmo sugere uma forte para você.

Integração com aplicativos de senhas

E todo este benefício não é exclusivo para senhas do iCloud. Aplicativos gerenciadores de senhas disponíveis na App Store também poderão ter integração com o sistema, e você terá acesso ao seu banco de dados sem precisar fazer malabarismos.

Ou seja, se você usa um aplicativo que guarda senhas, como o 1Password (um dos mais populares apps do tipo), você poderá acessar facilmente suas credenciais registradas sem precisar usar extensões ou sair do app para copiar o código. O próprio sistema pega as informações do 1Password e facilita para você.

Os desenvolvedores já até postaram um teaser de como será esta integração.

Facilidade em códigos de Dois Fatores

Quando você ativa a autenticação por dois fatores em aplicativos, alguns deles lhe enviam uma mensagem SMS com o código cada vez que você se conecta na conta (o Twitter é um exemplo disso). Aí o usuário é obrigado a sair do aplicativo, abrir o app Mensagens, copiar ou decorar o código, voltar para o aplicativo e aí digitar os caracteres.

No iOS 12, isso será muito facilitado. Em serviços que exijam código de autenticação via SMS, a inteligência artificial do sistema irá identificar mensagens recebidas com este tipo de código, sugerindo-o sem que o usuário precise sair do aplicativo. Tudo é muito rápido e intuitivo.

Perguntar a senha para a Siri

O iOS 12 também permite que você pergunte para a Siri qual a senha de algum serviço registrado. Por exemplo, se você pedir para “Mostrar minha senha do Netflix“, ela irá abrir os Ajustes e, após a autenticação biométrica (para ter certeza que é o dono do aparelho que está perguntando), ela mostra a senha do app.

Segurança

Muitos olham torto quando imaginam a possibilidade de deixar todas as suas senhas guardadas no iPhone (ou iPad). Se alguém roubar o aparelho, não tem o perigo de ter acesso a todas as senhas?

Se você tiver uma boa senha de bloqueio do aparelho (como conversamos aqui), o perigo é praticamente inexistente. Com o iOS 12, sempre que o sistema precisar usar a função de auto-completar, irá pedir para o usuário autenticar com a digital ou com o rosto, para ter certeza que é o proprietário do aparelho quem está solicitando.

O fato é que esta integração na verdade aumenta a segurança de modo geral, pois não irá precisar repetir as mesmas senhas para diversos serviços. E você ainda terá senhas fortes aleatórias, que dificultam ainda mais o hacking/cracking.


Como vimos, esta maior integração do gerenciamento de senhas com o sistema irá proporcionar uma experiência bem melhor para o usuário. Mas para aproveitar esta integração, cada aplicativo terá que se adaptar ao iOS 12 para permitir todas estas vantagens. 

Confira esta e outras novidades do iOS 12 neste link.

Botão Voltar ao topo