iOS

Nova função do iOS 14.2 é exclusiva para iPhones com scanner LiDAR

Em setembro, quando a Apple liberou o beta do iOS 14.2 (antes mesmo da existência de uma versão 14.1), comentamos aqui sobre uma nova função de detecção de pessoas.

O que não sabíamos na época era que essa função seria exclusiva dos novos iPhones, que trazem consigo um scanner capaz de traçar mapas tridimensionais com maior precisão.

A versão GM do iOS 14.2 foi liberada nessa sexta (30) para desenvolvedores e usuários que estão testando o beta. E com ela, uma nova função chamada Detecção de pessoas.

Detecção de pessoas

Esse novo recurso de acessibilidade é capaz de detectar a presença e distância de outras pessoas, para que usuários cegos possam ter uma noção espacial do ambiente em que estão, além de muitas outras coisas.

Como funciona a detecção de pessoas

O recurso faz parte da função Lupa do iOS. Porém, só está disponível em iPhones 12 Pro (e Max), justamente por causa do scanner LiDAR.

Detecção de pessoas

Ao ativá-lo, o sistema traça um mapa virtual do ambiente em frente à câmera, sendo capaz assim de identificar pessoas. A partir daí, ele calcula a distância delas e emite um aviso sonoro, informando a quantos metros de distância a pessoa está.

Detecção de pessoas

Como estamos em época de pandemia, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é o distanciamento social e a necessidade de ficar a mais de 2 metros das outras pessoas. Mas na prática, é um meio de aplicar a tecnologia para ajudar na consciência espacial de quem não pode enxergar.

Uma grande limitação desse recurso, até o momento, é que ele não funciona no escuro.

Futuro óculos da Apple

Se este recurso é bastante útil em um celular, imagine em um óculos interativo. E justamente por isso muitos acreditam que a Apple esteja inicialmente testando a função, para inclui-la do futuro óculos que os rumores apostam que a maça esteja preparando.

Com isso, o acessório se tornaria um excelente auxiliar para pessoas com necessidades visuais.


A versão final do iOS 14.2 deverá ser liberada para todos os usuários nos próximos dias.

Botão Voltar ao topo