iOS

iOS 16.2 traz restrições no AirDrop para o mundo inteiro (e não só na China)

No mês passado comentamos aqui que a Apple tinha implementado no iOS 16.1.1 um recurso apenas para habitantes da China: a restrição da função AirDrop que impede que a opção de “compartilhar com todos” fique constantemente ativada.

A atitude por parte da empresa foi bastante criticada, pois o AirDrop era uma das maneiras de pessoas desconhecidas se comunicarem em protestos da população. Então, logo essa limitação foi vista como algo solicitado pelo governo do país.

E provavelmente foi mesmo.

Ao mesmo tempo, é bem verdade que deixar o AirDrop habilitado para receber arquivos de pessoas desconhecidas é bastante arriscado, pois qualquer um pode mandar o que bem entender, inclusive imagens nada decentes. E isso tem acontecido bastante mundo afora.

E mesmo que possamos sempre colocar no modo “Apenas Contatos”, às vezes liberamos para todos quando queremos receber algo de uma pessoa que não temos nos contatos. O problema é que geralmente esquecemos de voltar a limitação anterior e aí fica “aberto” até nos darmos conta.

É para evitar este tipo de coisa que a Apple incluiu no iOS 16.2 a limitação para a opção “Todos” no AirDrop. Agora, quando você configura para receber de todo mundo, esta opção fica ativa apenas por 10 minutos. Depois disso ela volta a ficar limitada apenas para contatos.

O iOS 16.2 ficará disponível para todos os modelos compatíveis com o iOS 16 nesta terça-feira, 13 de dezembro.

Botão Voltar ao topo