iOS

Confira as novidades do 4º beta do iOS 13

Esta semana a Apple liberou o 4º beta para desenvolvedores (3º beta público), com mais evoluções e mudanças do que será o futuro sistema do iPhone e iPad.

Se você está curioso para saber o que mudou, confira a lista a seguir.






Conserto de bugs

O novo beta consertou alguns bug, enquanto manteve outros.

A vulnerabilidade que permitia visualizar todas as senhas do aparelho foi solucionada e não acontece mais, felizmente.

Em contrapartida, o aplicativo do Itaú (PF) continua fechando inesperadamente para quem habilitou o “guardar dados da conta”. Talvez seja um problema do aplicativo que só seja consertado com uma atualização.

No iPhone, continua o problema dele impedir que se encerre uma ligação com a tela bloqueada.


3D Touch reabilitado

O 3D Touch voltou a funcionar como deve em iPhones compatíveis. A pressão volta a fazer diferença, conforme já havia anunciado Craig Federighi.

Porém, no menu de Acessibilidade dedicado ao 3D Touch, no beta 4 passa a se chamar 3D Touch & Haptic Touch. Mais uma evidência que os próximos iPhones podem vir sem o 3D Touch incorporado ao hardware.


Menu contextual de apps

O menu que aparece quando tocamos longamente no ícone de um aplicativo na tela Inicial (ou pressionamos com o 3D Touch) ficou menor no beta 4.


Menu para rearranjar e apagar apps

Com a história do sistema adotar o “long press” também no iPad e nos dispositivos sem 3D Touch, o lance de apertar o ícone por um tempo para ele começar a tremer e podermos movimentá-lo ou até apagá-lo, ficou mais chato. Para isso, é preciso ficar muito mais tempo com o dedo parado até os ícones começarem a tremer.

Para tentar melhorar essa vacilada de projeto, o beta 4 traz uma nova opção no menu contextual dos ícones, chamada de “Rearranjar Apps” (ainda não traduzido para o português). Ela serve justamente para deixar os ícones da tela inicial tremendo e podermos movimentá-los para onde quisermos.

Mesmo assim, ainda está pior a experiência do que era até o iOS 12.


Ícone de mensagem vocal

Quem nunca confundiu o botão de mensagem vocal (aquele que você grava um áudio para enviar) com aquele do Ditado? Eu já. Isso porque são iguais, usando um microfone como símbolo.

O beta 4 acaba com isso, apresentando um ícone diferenciado para a gravação de mensagens.

Precisou Jony Ive ir embora para isso mudar???


Tendências no app Atividade

No app Atividade (disponível para quem sincroniza um Apple Watch ao iPhone), aparece a partir do beta 4 as tendências baseadas nas atividades físicas do usuário. Esta é uma das novidades do iOS 13.

Tela com as tendências de atividade


Mais traduções

Mais partes do sistema foram traduzidas para o português, como a sinalização que aparece no topo da tela quando você liga ou desliga o botão de mudo do iPhone.


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Botão Voltar ao topo