Eventos

Apple apresenta o novo iOS 17

Durante a apresentação da WWDC 23, a Apple apresentou oficialmente o que todos esperavam: o futuro iOS 17. Ele trará alterações no visual e muitas novidades interessantes.

Muitos rumores se concretizaram com precisão, o que deve ter feito a alegria para quem acompanhou a keynote com nosso bingo. 😆

Desde aprimoramentos nas chamadas e mensagens até a evolução da assistente virtual Siri, a Apple apresentou diversas novas funções.

Vamos explorar as principais novidades dessa atualização.

Chamadas e mensagens

O iOS 17 apresentou algumas melhorias significativas nas chamadas e mensagens. Agora, o aplicativo Contatos oferece uma nova imagem de tela de bloqueio para cada contato, tornando mais fácil identificar quem está ligando.

Outra novidade é o recurso de Correio de Voz Ao Vivo, que permite aos usuários saber se devem atender uma chamada recebida enquanto estão ocupados.

O texto do correio de voz pode ser visualizado na tela de bloqueio, permitindo que se tenha uma ideia do conteúdo da mensagem antes de responder. Porém, como é uma função relativa ao Visual Voice Mail, nós no Brasil ficaremos de fora.

O aplicativo Mensagens também recebeu atualizações interessantes. Um novo recurso chamado “Catch-Up” direciona os usuários para a primeira mensagem não lida de uma conversa, facilitando a atualização e o acompanhamento das conversas.

Além disso, as conversas em tópicos agora contarão com respostas em linha, tornando a troca de mensagens mais organizada e intuitiva.

Também foi adicionada uma nova experiência de adesivos e uma gaveta de aplicativos para facilitar o acesso aos recursos desejados no aplicativo Mensagens.

Outra novidade: transcrição de mensagens de áudio, para você saber o que a pessoa disse sem precisar ouvir a mensagem.

Check-in: Segurança e tranquilidade

Uma das novidades do iOS 17 é o recurso “Check-in”, que visa garantir a segurança e tranquilidade dos usuários.

Esse recurso permite que os usuários informem aos seus contatos que chegaram em casa em segurança.

Em situações em que enfrentam dificuldades para retornar para casa, atrasos ou baixa bateria, é possível enviar notificações aos entes queridos, compartilhando a localização do usuário para que possam obter ajuda o mais rápido possível.

AirDrop: Mais recursos de compartilhamento

O AirDrop também recebeu atualizações interessantes no iOS 17.

Agora, será possível trocar números de telefone com outras pessoas usando o recurso chamado NameDrop. Bastará aproximar dois iPhones e a troca acontece.

Além disso, quando os usuários estiverem transferindo arquivos grandes e saírem do alcance do Wi-Fi, o AirDrop continuará a transferência por meio da internet, garantindo a conclusão do processo.

Inteligência aprimorada no teclado

Aprimorando a experiência de digitação, o teclado do iOS 17 conta com um novo modelo de linguagem transformer, tornando o autocorretor mais preciso.

Agora, as autocorreções também lidam com erros gramaticais em nível de sentença e oferecem a opção de revertê-las, caso necessário.

Além disso, o teclado se comporta de maneira mais inteligente quando se deseja digitar uma “palavra ducking”, como brincou Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

Journal: Um diário pessoal

Uma novidade interessante do iOS 17 é o recurso chamado “Journal” (Diário). Com ele, os usuários poderão criar um diário do seu dia a dia.

Utilizando aprendizado de máquina no próprio dispositivo, o Journal sugere elementos que podem ser incluídos, como músicas ouvidas, dados de localização e fotografias que podem inspirar uma nova entrada no diário.

Com criptografia de ponta a ponta, processamento no dispositivo e a capacidade de bloquear o diário, a Apple promete que o Journal será uma opção muito privada para os usuários.

Stand By: Mais do que um relógio

O modo “Stand By” (Em espera) funciona de maneira semelhante ao modo Nightstand para o Apple Watch.

Quando o iPhone está carregando e bloqueado, ele exibirá uma interface de relógio, oferecendo uma visão rápida do horário, além de permitir o acesso a widgets, notificações e controles de casa inteligente. Essa funcionalidade torna o iPhone ainda mais útil mesmo quando está em repouso.

Adeus “E aí” Siri

Uma mudança importante para os usuários da assistente virtual Siri é a remoção do “E aí” da frase de ativação. Agora, basta dizer “Siri” para acionar a assistente.

Além disso, a Siri agora é capaz de entender comandos consecutivos, tornando a interação mais fluida e conveniente.

(continua…)

Botão Voltar ao topo