SegurançaTutoriais

Como verificar quem pode acessar suas contas do iPhone, iPad e ID Apple

Hoje em dia, nossa vida inteira está no celular. Por isso, é tão importante sempre mantermos a preocupação de qual informação sai dele e para onde ela está indo.

Os sistemas da Apple possuem um bom gerenciamento da privacidade, permitindo que o usuário controle o que está sendo compartilhado e para quem.

É normal liberarmos acessos eventuais a algum aplicativo, para que ele possa fazer o trabalho que tem que fazer. Ou então compartilhar a localização ou o celular com outra pessoa, durante certo período. Mas depois de um tempo, nem sempre aquela autorização faz mais sentido, e o ideal é não deixarmos nada nem ninguém ter acesso às nossas informações quando não há necessidade.

Confira neste tutorial como saber quem tem acesso às suas contas, e como bloquear isso, caso necessário.

Aqui está o que a Apple recomenda:

Verifique quais dispositivos estão associados ao seu ID Apple

Pode acontecer de darmos acesso a alguém em um certo momento, mas que depois não faz mais parte de nossa vida. Ou então vendermos nosso iPhone usado sem desassociá-lo de nossa conta.

Para saber se há algum aparelho indesejado ainda conectado à sua conta, faça isso:

  • No iPhone e no iPad, observe os dispositivos que estão conectados com o seu ID Apple em Ajustes › Seu Nome › Compartilhamento Familiar.
  • Você também pode ver todos os seus dispositivos associados ao seu ID Apple em appleid.apple.com

Se houver outras pessoas associadas ao seu ID Apple, elas aparecerão aí e você pode decidir quem permanece ou quem será excluído. Se aparecer algum nome estranho ou que não tem mais razão de estar no Compartilhamento Familiar, você pode apagar.

Revise as configurações do Face ID e Touch ID

Em algum momento da vida você pode ter dado acesso biométrico do seu aparelho para outra pessoa, ou então alguém aproveitou um momento de distração sua para registrar suas digitais (ou rosto) sem você saber.

Veja como verificar isso:

  • Para Face ID: Vá em Ajustes › Face ID e Código no seu aparelho e verifique se há um visual alternativo já configurado. Se sim e você não sabe de quem é, toque em “Redefinir Face ID“. Se não aparecer essa opção é porque não há nenhum visual alternativo configurado.

  • Para Touch ID: Vá em Ajustes › Touch ID e Código no seu aparelho e veja se há alguma digital desconhecida registrada. Para isso, toque no sensor e veja o registro daquele dedo escurecer no menu. Se tiver algum deles que não escureceu e você não saiba de quem é, apague o registro.


Configurações de segurança do Apple ID

  • Pelo navegador, acesse appleid.apple.com e observe a seção de Segurança
  • Veja se tudo parece OK, como número de telefone de confiança e ajustes. Se encontrar algo que não condiga com suas informações, verifique.
  • Ativar a autenticação de dois fatores é uma forma bastante segura de proteger sua conta. Se ainda não ativou, pode ser uma boa.

Álbuns de fotos compartilhados

Talvez em algum momento você tenha compartilhado algum álbum de fotos do iCloud com alguém, e isso continua até hoje sem você se lembrar disso. Para averiguar se existe algum álbum associado a uma pessoa que você não deseja mais compartilhar:

  • Abra o aplicativo Fotos e procure por Álbuns Compartilhados.
  • Abra o álbum que você quer verificar.
  • Toque no botão de contatos compartilhados e exclua aqueles que você não quer mais que veja suas fotos.


Procure perfis instalados

  • No iPhone e iPad, acesse Ajustes › Geral › Perfis. Se não aparecer  essa opção é porque não há nenhum instalado no seu dispositivo. Se houver, analise-os.

Os perfis fornecem acesso e privilégios adicionais aos dispositivos Apple. Eles podem estar ali porque foram instalados pela empresa onde você trabalha, ou escola. Alguns aplicativos também instalam este tipo de perfil, como os de VPN, por exemplo. Mas caso você encontre algum que acha que não deveria estar ali, apague-o.

Confira seus aplicativos instalados

Dê uma olhada em todos os aplicativos instalados em seu dispositivo. Se achar algum que você não reconhece ou não se lembra de ter instalado, apague-o.

Existem aplicativos espiões capazes de controlar tudo no aparelho. Porém eles só podem ser instalados se você se distraiu e deixou o aparelho ser manipulado por outra pessoa. Por isso é importante você observar se não há nenhum app estranho instalado.


Claro que todas estas dicas são voltadas para maiores de 18 anos que possuam total controle de seu dispositivo.

No caso de menores que usam o aparelho com supervisão dos pais, são eles quem devem controlar este tipo de coisa, e neste caso, apagar alguma configuração colocada ali justamente para controle dos pais, pode resultar em uma grande bronca depois.

Fonte
Apple
Botão Voltar ao topo