2012ARQUIVOTutoriais

Tutorial: Saiba como atualizar o iOS do iPhone, iPod ou iPad sem precisar se conectar ao computador

Se na tela dos seus aplicativos, o ícone dos Ajustes aparece com uma bolinha vermelha nele, é hora de atualizar o seu sistema. Veja neste artigo o passo a passo de como fazer.

De tempos em tempos, a Apple atualiza o sistema do iPhone e do iPad para incluir novas funcionalidades. Isto é ótimo, pois possibilita àqueles que compraram o iPhone há tempos, receber de graça as últimas novidades do sistema, coisa que não acontece sempre com outras marcas de smartphones.

A partir do iOS 5, ela implementou a atualização parcial, instalando apenas o que mudou (antes, era necessário instalar todo o firmware a cada atualização) e de quebra, permitiu também que as atualizações sejam feitas sem a necessidade de se conectar o aparelho ao computador (isso é chamado de OTA, Over the Air). Quando alguma está disponível, um aviso no iPhone ou iPad aparece, além da bolinha vermelha em cima dos Ajustes (há casos que demora algumas horas para aparecer).

Veja o que fazer quando isso acontece:

Passo 1: Faça um backup dos seus dados, para não correr o risco de perder nada. Vá em Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup e ative o “Backup do iCloud”. Depois de fazer isso, toque no botão “Efetuar Backup Agora”. Obviamente, o aparelho precisa estar conectado a uma rede internet para isso. Evite usar o 3G se seu plano de dados com a operadora for limitado, pois os arquivos costumam ser grandes. Aguarde terminar antes de passar para o próximo passo.

Passo 2: Vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Passo 3: Quando aparecer a página da atualização, toque em “Transferir e Instalar“.

Passo 4: Após tocar no botão, ele começa a transferir o firmware de atualização. Isso pode demorar muito ou ser bem rápido, tudo vai depender da sua conexão internet. Lembre-se que em alguns ambientes de trabalho, a rede possui proxy e não permite contato com os servidores da Apple. Se você estiver em uma rede sem proxy e mesmo assim estiver enfrentando dificuldades em baixar os arquivos, tente mudar o DNS do seu aparelho.

Passo 5: Quando a transferência terminar, duas mensagens ‘burocráticas’ aparecerão. A primeira são os Termos e Condições, que você deve aceitar se quiser continuar.

A segunda mensagem pede para você se conectar a uma fonte de energia caso ainda não esteja. Isso é para evitar que falte bateria no meio do processo, correndo o risco de perder dados.

Se sua bateria estiver com mais de 70%, não precisa se preocupar. Depois de tocar em OK, ele baixa e verifica a atualização, para iniciar o processo de instalação.

Ele vai desligar e ligar algumas vezes, com a marca da Maçã aparecendo, junto com uma barra de progresso. Não interrompa o processo, pois tudo isso é normal.

No final, seu aparelho vai reiniciar e você verá a tela normal de aplicativos. neste ponto, tudo está atualizado e você pode usar normalmente o dispositivo.

Parabéns, você conseguiu fazer a atualização no seu aparelho. Poderá treinar de novo nos próximos meses, quando a Apple lançar outra atualização do iOS. :)

Se você é iniciante no mundo iOS, resumimos as principais dicas para iPhone, iPad e iPod touch em uma página especial, para você começar com o pé direito neste mundo novo. ;)

Botão Voltar ao topo