iOSTutoriais

Como editar ou apagar uma mensagem no iMessage nos primeiros minutos

Com o iOS 16 chega uma função que é solicitada há anos pelos usuários: a possibilidade de editar mensagens ou apagá-las no iMessage.

Mas há algumas limitações nisso, para o recurso não ser usado de forma mal-intencionada.

Confira todos os detalhes neste artigo.


Limitações

O recurso está limitado ao aplicativo nativo Mensagens e não se ampliará automaticamente a outros como Twitter ou WhatsApp (que até o momento de publicação deste artigo, não possuem esta função).

Isso vale também para mensagens SMS. Ou seja, só balões azuis podem ser editados e apagados, não os verdes ou os brancos (mensagens enviadas por outros).

Outra limitação importante: a edição só podem ser feita na mensagem enviada nos primeiros 15 minutos na mensagem e o cancelamento de envio nos primeiros 2 minutos. Isso porque o objetivo é consertar erros de digitação ou mensagens equivocadas, coisas que devem ser feitas logo após o envio. A função não serve para alterar conversas passadas ou eliminar provas de algo que disse.

E para terminar a lista de limitações, tudo isso só vale se seu interlocutor estiver também usando o iOS 16 ou posterior. Em versões anteriores, as mensagens não serão apagadas ou editadas no aparelho.

Editar mensagem iOS 16


Editar uma mensagem no iOS 16

É bastante fácil e intuitivo editar uma mensagem enviada. Basta dar um toque longo sobre ela e um menu aparecerá com a opção “Editar“.

Toque nele e faça a edição normalmente.

Editar mensagem iOS 16Editar mensagem iOS 16

Se a opção não aparecer é porque já se passaram mais de 15 minutos do envio.

Mesmo editando, saiba que o seu interlocutor poderá visualizar um histórico das mensagens editadas. Ou seja, essa não é uma forma de eliminar provas de coisas comprometedoras que você escreveu e se arrependeu.

Apagar envio

Também chamado de “Desfazer envio” ou “Cancelar envio“, a verdade é que a função apaga completamente a mensagem que você enviou. Ela desaparece tanto no seu aparelho quando no do seu interlocutor.

Para apagar, basta dar um toque longo na mensagem desejada e escolher “Desfazer envio“. Mais uma vez, se a opção não aparecer, é porque já se passaram mais de 15 minutos do envio.

Botão Voltar ao topo