Tutoriais

Fuso horário bloqueado no iPhone: como resolver

Veja o que fazer quando você estiver com o ajuste de fuso horário bloqueado no seu iPhone.


Talvez não seja um problema tão comum entre os usuários, mas há quem tente mudar o horário do seu iPhone e não consegue, porque a opção está bloqueada.

Se é o seu caso e você não consegue entender por que isso está acontecendo, veja aqui neste artigo uma possível solução para o problema.

Fuso horário bloqueado

Você pode alterar o horário do seu iPhone a qualquer momento, em Ajustes > Geral > Data e Hora. E isso irá alterar também o horário do seu Apple Watch, se você tiver um.

Porém, eu passei por uma situação particular: a opção de alterar o horário estava bloqueada no meu iPhone. O botão para desativar o ajuste automático estava cinza, sem permitir alterações.

Fuso horário bloqueado

Apesar do aviso “O fuso horário não pode ser definido manualmente devido às restrições do dispositivo“, eu não consegui encontrar nenhuma restrição existente que estivesse impossibilitando a função.

Retirei todos os perfis de configuração instalados e acessei o menu de Restrições do Sistema para ver se alguma delas estava causando o bloqueio, mas não havia nada de estranho lá.

Nem mesmo o suporte da Apple apresentou uma solução para o problema. Por que a opção de ajuste automático estaria bloqueada?

A solução

O problema estava em um lugar onde menos se poderia imaginar.

Depois de meses procurando por todo o sistema, finalmente encontrei o ajuste que precisava para liberar a alteração de horário.

Por mais estranho que pareça, o bloqueio estava sendo causado pela funcionalidade Tempo de Uso.

Fuso horário bloqueado

Para desbloquear o ajuste da hora, é preciso entrar em Ajustes > Tempo de Uso e tocar em “Alterar Código do Tempo de Uso“.

Então você toca em “Desativar Código do Tempo de Uso“.

Pronto! Como mágica, a opção de ajustar a hora automaticamente fica livre para ser desabilitada.

Fuso horário bloqueado

Não dá para entender muito bem o que uma coisa tem a ver com a outra. Também não se entende por qual razão a Apple não deixa claro em seu suporte que esta pode ser uma solução para o problema do fuso horário bloqueado, deixando diversos usuários nesta situação sem entender o que se passa.

Felizmente, agora sabemos. ;)

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!
Botão Voltar ao topo