AplicativosDicas de iPhone e iPad

Veja como adicionar a versão digital do Título de Eleitor no seu iPhone

Veja como instalar o e-Título e colocar uma versão digital do seu título de eleitor no iPhone.


Eleições chegando e você não sabe onde colocou seu Título de Eleitor? Ou até sabe, mas tem medo de, no dia, sair de casa e esquecer dele?

Calma, que a Justiça Eleitoral permite que você vote mostrando somente o celular e um documento normal de identidade. Em certos casos, nem mesmo a identidade é necessária.

Veja aqui como transformar seu iPhone em um passaporte para a urna.


O interessante é que o aplicativo não é apenas uma cópia do título, mas também uma central de informações muito útil ao cidadão, indicando o local de votação ou de justificativa de voto, caso você esteja de viagem em outra cidade que não é a sua. É possível baixar documentos por ele também.

Instalando o e-Título no iPhone

Para usar seu iPhone como Título de Eleitor, você precisa primeiro instalar o aplicativo oficial. Ele é gratuito e não requer nenhuma burocracia (tipo certificado digital) para usá-lo.

Abra-o e complete as informações solicitadas. Você não precisa ter em mãos o número do seu título se informar outros dados como nome completo, data de nascimento, nomes dos pais e CPF. Caso você já tenha o cadastro biométrico feito, poderá ler com o app o QR Code impresso no título, para facilitar o cadastro.

Caso seu título virtual já esteja instalado em outro dispositivo, você pode usar o leitor de QR code para passar as informações de um para o outro.

Após preenchido, você terá acesso ao seu título virtual, pronto para ser usado no dia da eleição.

e-Titulo no iPhone

Instabilidades do app

Nos dias próximos da eleição, o aplicativo costuma ficar instável e com difícil conexão. Por isso, trate de ativá-lo com alguns dias de antecedência, para não ter surpresas desagradáveis no momento de ir votar;

Como usar

Se você tiver já feito o cadastro biométrico, sua foto aparecerá na tela e na sessão eleitoral não será preciso apresentar nada além do iPhone. Caso não haja foto, aí você terá que levar também um documento de identificação com foto, para comprovar sua identidade.

O título impresso continua valendo, mas a versão digital o substitui completamente, não precisando levá-lo no dia de votação.

Informações complementares

O mesmo aplicativo é útil também para obter todas as informações que você precisa para o dia da votação.

Se você não lembra mais onde precisa votar, o app permite consultar seu local de votação de forma fácil e automática. Basta tocar no menu inferior.

e-Titulo no iPhone

Se você estiver viajando no dia, pode também justificar sua ausência na votação. Essa justificativa pode ser presencial (e o app indicará onde) ou online. Neste último caso, será preciso enviar um anexo que comprove a justificativa.

e-Titulo no iPhone

O aplicativo também permite obter informações de local de votação de algum parente ou amigo que não tenha ainda o app instalado. Basta fornecer número do título, data de nascimento e nome da mãe. Você pode também obter cópia de certidão de quitação eleitoral e certidão criminal direto no app.

O e-Título é uma mão na roda para o cidadão e realmente se mostra muito útil em tempos de eleição. Não deixe de instalá-lo no seu iPhone, é rápido e prático. 😉

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar