Curiosidades

O quanto o modo Escuro do iOS economiza de bateria?

Uma das novidades mais destacadas pela Apple no iOS 13 foi, sem dúvida, o modo Escuro (ou Dark Mode, em inglês).

Além de facilitar a leitura em ambientes escuros e dar um aspecto mais alternativo ao sistema, ele também traz uma grande vantagem para dispositivos com tela OLED: economia de energia.

Sempre se falou sobre isso, mas ninguém tinha mostrado algum método preciso de medir esta diferença. E foi por isso que um youtuber resolveu testar o quanto é esta economia.



O primeiro empecilho que se encontra quando se realiza testes comparativos como este é na precisão entre os dois estados. Como fazer com que o uso no modo escuro seja praticamente o mesmo que com modo claro?

O David, do canal PhoneBuff, resolveu isso com a ajuda de um pequeno robô. Ele programou um braço mecânico para executar exatamente os mesmos movimentos, de forma precisa em ambos os casos.

Com isso, foi possível reproduzir dois momentos diferentes da mesma tarefa, como escrever algumas mensagens e navegar por aplicativos durante algumas horas.

Desta maneira, ele conseguiu repetir a mesma experiência e observar o quanto de bateria era consumida , para realizar a comparação.

Ele usou um iPhone XS Max. Confira o vídeo com o teste:

Mas por que existe esta diferença?



Economia do modo Escuro

Na verdade, esta economia acontece somente em dispositivos com tela OLED, como é o caso dos seguintes modelos de iPhones:

  • iPhone X
  • iPhone XS e XS Max
  • iPhone 11 Pro e 11 Pro Max

A tela OLED tem uma particularidade bem peculiar: ela é capaz de gerenciar individualmente cada pixel, permitindo que aqueles que representem a cor preta simplesmente restem apagados.

É diferente de uma tela LCD retroiluminada (como é o caso de todos os outros modelos de iPhone que não foram listados acima), em que o pixel fica acesso mesmo quando ele representa a cor preta.

Isso resulta em uma economia de consumo quando o sistema está em modo escuro, porque as partes em preto da tela não são ligadas.

No experimento acima, estima-se que a economia em atividades do cotidiano seja de 30%.

É claro que isso pode variar de acordo com a atividade que você fizer. Mas o vídeo já conseguiu nos dar uma ideia de que há realmente uma diferença no uso.

Via
YouTube
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar