Dicas de iPhone e iPad

Entenda o que é o ponto laranja/verde na tela do seu iPhone

O que é um ponto laranja na tela do iPhone? Não, essa não é uma piada de pontinhos, mas sim uma das perguntas que muitos estão nos fazendo por e-mail ou nas redes sociais.

Depois do iOS 14, diversos usuários se perguntam por que aparece um ponto laranja ou verde no alto da tela do iPhone.

Inclusive muitos nos procuram perguntando como resolver este “problema”.

Se for o seu caso, não se preocupe. Explicaremos para você neste artigo como funciona esta nova função de privacidade do iOS.

Sim, é uma função de privacidade que a Apple implementou para que o usuário sempre saiba quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone do aparelho.


Ponto verde na tela do iPhone

Assim como acontece com a webcam de um computador, que uma luz se acende cada vez que ela está ligada, no iOS isso também é indicado, com uma luz verde no alto da tela.

A intenção é que o usuário sempre saiba quando a câmera está sendo usada, para evitar que aplicativos mal intencionados filmem você ou o seu ambiente sem que você saiba.

Se a luz verde estiver acesa sem que você esteja usando a câmera (frontal ou traseira), desconfie. Se identificar o aplicativo que faz isso, desabilite a câmera em Ajustes > Privacidade > Câmera.

Ponto laranja na tela do iPhone

A mesma coisa descrita acima, mas para o microfone. Se uma luz laranja aparecer no alto da tela, significa que algum app está escutando o que está em torno de você. Isso não é ruim quando você quer isso, como por exemplo, está em uma ligação telefônica ou no FaceTime.

Porém, se aparecer sem que você esteja realmente usando o microfone, desconfie. Identifique o aplicativo que faz isso e desabilite o microfone para ele em Ajustes > Privacidade > Microfone.


Como identificar o aplicativo

Você pode ver qual aplicativo usou recentemente sua câmera ou microfone, puxando a Central de Controle. No alto, você verá o nome do app que usou o recurso pela última vez.

iOS 14 Indicativo gravação


Então, se um ponto verde ou laranja aparecer no alto da sua tela, saiba que é seu microfone ou sua câmera que está sendo usado/usada naquele momento.

Se você estiver fazendo algo que necessita deles, tudo bem. Porém, se aparecer sem você entender o motivo, pode ser uma tentativa de estarem espionando você e, neste caso, tente descobrir qual app está fazendo isso e configure nos ajustes para não usar mais sua câmera/microfone.

Botão Voltar ao topo