Dicas de iPhone e iPadSegurança

Seu iPhone foi roubado? Cuidado para não cair em armadilhas

Uma das piores coisas que pode acontecer para quem tem iPhone é ter seu seu iPhone roubado. É traumático não apenas pelo lado pessoal (com a perda de dados, fotos, mensagens), mas também pelo lado financeiro, visto que os dispositivos da Apple custam bem caro no Brasil.

Nos últimos anos, muita coisa evoluiu para que este tipo de acontecimento seja um pouco menos prejudicial. O iCloud trouxe bons avanços tanto na possibilidade de recuperar facilmente os dados, fotos, contatos e mensagens pelo backup, como também com o Bloqueio de Ativação, que não permite restaurar o aparelho roubado sem a senha do iCloud.

Este bloqueio é o ponto forte da segurança do iOS e até fez diminuir o número de roubos de iPhone em alguns lugares. Mas no Brasil, os ladrões são bastante criativos e conseguem criar maneiras de enganar a vítima, fazendo ela mesmo fornecer a senha do iCloud sem nem perceber.

Confira neste artigo alguns casos de usuários que foram ludibriados e saiba como os criminosos criam páginas falsas para enganar inocentes.


Fui roubado. O que fazer?

Quando um iPhone é roubado, o procedimento comum é acessar sua conta do iCloud, procurar o dispositivo cadastrado e acionar o Modo Perdido nele. Se ele estiver conectado na internet, um mapa será capaz de localizá-lo. Se ele estiver desligado, não é possível localizá-lo, e os ladrões sabem disso muito bem.

Buscar iPhone

Com o Modo Perdido, o aparelho fica bloqueado com senha e somente com ela ele pode ser desbloqueado. Se o criminoso tentar restaurar o aparelho (ou seja, apagar tudo o que tem nele e instalar um sistema novo), ficará bloqueado na tela de ativação, só podendo desbloquear com a senha do iCloud do dono original.

Enquanto o aparelho estiver cadastrado no iCloud, não tem como acessar os dados que estão nele, nem tampouco ativá-lo para outra pessoa usar.

iPhone desaparecendo do iCloud

De vez em quando, recebemos relatos de usuários reclamando que seus iPhones simplesmente desapareceram do iCloud, de uma hora para outra, após terem sido roubados. Mas na quase totalidade dos casos, foi o próprio usuário que acabou fornecendo os dados aos criminosos, sem saber.

Para conseguir a senha do iCloud, os malandros geralmente usam de engenharia social para iludir os usuários em um momento de fragilidade após o roubo. Foi o caso do nosso leitor Victor, que teve seu iPhone roubado recentemente. Após ter colocado o aparelho em Modo Perdido no iCloud, ele recebeu dois SMS e um email da Apple, dizendo que seu aparelho tinha sido localizado. O problema é que não era a Apple quem tinha enviado estes avisos, e sim os ladrões, apontando para endereços falsos.

SMS falso

Além dos erros de português, repare que o endereço, apesar de conter a palavra “apple“, é totalmente diferente do site oficial da empresa. Ele leva para uma página falsa, que faz o usuário mais distraído informar as suas senhas, na tentativa de saber onde o aparelho está. Mesmo os mais experientes estão suscetíveis ao erro, visto que é um momento de fragilidade, como explicado no início deste texto.

Página Apple falsa

Este tipo de golpe já foi denunciado pelo Blog do iPhone ainda no ano passado.

No caso do Victor, ele acabou se deixando levar pelas falsas mensagens e forneceu sem perceber os seus dados aos bandidos, que horas depois acessaram a conta e desvincularam o iPhone dela. Neste caso, não há nada mais o que fazer.

Outro caso é do nosso leitor Thiago, que nos procurou no final da última semana, relatando o que se passou com ele e sua esposa.

Minha esposa foi assaltada e teve seu iPhone 5c roubado. No farol, parada com o carro, o assaltante levou o iPhone que estava em um suporte colocado no parabrisa, foi surpreendida pela rapidez do assaltante que enfiou a mão pelo vidro e levou seu iPhone. Imediatamente ela me ligou do celular da empresa e pediu para bloquear o iPhone e tentar localizar pelo aplicativo Buscar Meu iPhone.

Acessei o app com o Apple ID dela e o iPhone já estava desligado. Ativei imediatamente o modo perdido configurando uma senha de 6 dígitos e informado meu número para que eu pudesse ter a chance de recuperar o iPhone. Isso aconteceu ontem por volta das 18:00.

Para minha surpresa, ao tentar acessar o Buscar iPhone novamente às 23:30, não consegui mais acesso e recebia a notificação de senha ou ID inválidos. Ao acessar o e-mail secundário criado para a recuperação, acessei o link para redefinir, criei a senha e confirmei 2 perguntas de segurança da conta. Ao voltar ao aplicativo Buscar iPhone, o iPhone 5c não estava mais na lista de dispositivos da conta, pensa na tristeza que senti neste momento em saber que o Apple iD foi acessado, não sou leigo no assunto e conheço profundamente as funções do iPhone e sabia que o acontecido era praticamente impossível de acontecer.

Verificando os e-mails da conta, às 22:01 recebi a mensagem da Apple que o iPhone entrou em modo perdido e que o aparelho estava bloqueado, as 22:14 outro e-mail do find my phone informando que o buscar iPhone foi desativado. Vocês conseguem entender a gravidade do acontecido? Como alguém conseguiu acesso o iPhone bloqueado com uma senha de 6 dígitos, e conseguiu redefinir minha senha e digitar no aparelho a senha para desbloquear o iPhone?

Thiago afirma que não recebeu nenhum SMS ou email estranho, acessando a conta apenas pelo aplicativo nativo do iOS, até que a senha não valesse mais.

Mas o Thiago admitiu mais tarde que o aparelho estava sem nenhuma senha de bloqueio no momento do roubo e isso permitiu aos ladrões fácil acesso ao sistema. Com tudo liberado, qualquer tentativa posterior de bloqueio ou contato pelo iCloud se torna completamente inútil, pois basta desconectar o aparelho da conta para que a nuvem não possa mais acessá-lo. Neste momento não há mais possibilidade de recuperar o iPhone roubado.

Precauções

Se você teve seu iPhone roubado/furtado/perdido, a primeira coisa a fazer é acessar sua conta na página do iCloud e bloquear o aparelho desaparecido, na seção Buscar Meu iPhone.

Tenha em mente que, se você mudar neste momento a senha do seu iCloud, o seu aparelho perdido perderá na hora a conexão com ele e não terá mais chance de ser encontrado pela nuvem. Ele continuará bloqueado à sua conta, mas a senha antiga na qual ele está configurado não permitirá que ele se conecte mais ao iCloud, a não ser que ela seja alterada no aparelho. A mesma coisa acontece se você optar pela opção “Apagar iPhone” no iCloud, que apaga tudo o que tem no dispositivo e o deixa bloqueado na tela de ativação até alguém introduzir a senha do iCloud do proprietário. Podem ser duas soluções caso você não queira de maneira nenhuma que os criminosos tenham acesso às suas informações.

Tome sempre muito cuidado com mensagens que receber a respeito deste aparelho. Só confie em links que levam para o domínio *.apple.com/ e verifique sempre que o site tenha o cadeado de conexão SSL (iniciando com https://). A Apple nunca enviará você a uma página não encriptada, nem para sites com nomes bizarros e domínios estranhos.

Se você teve seu dispositivo roubado e alguém conseguiu acessar sua conta para desvincular o aparelho dela, aí sim, o que você deve fazer é alterar imediatamente a sua senha e suas perguntas de segurança. Altere também as senhas de outras contas da internet usadas no dispositivo, como e-mail, Facebook ou o Twitter.

Uma maneira de impedir que pessoas estranhas tenham acesso à sua conta é ativar a Verificação em Dois Passos. Com isso, mesmo que alguém consiga a senha da sua conta, ele não conseguirá acessá-la porque um código de verificação é enviado para um dispositivo de confiança seu.


Tome toda a precaução possível com o seu aparelho. Quanto mais dificultarmos a vida dos criminosos, menos incentivo daremos aos roubos de iPhone. É claro que isso não irá acabar com o interesse dos criminosos pelos dispositivos da Apple, mas pode ajudar a diminuir.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo