Dicas de iPhone e iPad

Como higienizar o seu iPhone sem destruí-lo

Em tempos de pandemia, as instruções do Ministério da Saúde são de cuidarmos de forma intensiva da higiene pessoal, principalmente mãos e rostos. 

O que nem todos lembram é que o celular também pode se tornar um instrumento de contaminação, pois tocamos nele diversas vezes por dia, inclusive colocando-o próximo ao rosto quando fazemos uma ligação telefônica. Também o apoiamos em balcões e mesas que podem estar infectadas.

Por esta razão, o ideal é que façamos a limpeza constante também dele, para diminuir ao máximo as chances de contágio.

Confira neste artigo algumas dicas de como limpar o seu iPhone da melhor maneira, sem estragá-lo.

O que NÃO fazer

Primeiro de tudo, saiba que você não deve limpar qualquer dispositivo eletrônico da mesma forma que limpa as mãos ou uma louça. 

Não dá para simplesmente colocar o celular embaixo da torneira e passar sabão, mesmo que o fabricante diga que ele é resistente à água. Isso porque produtos de limpeza costumam ser abrasivos, e isso destrói as vedações dos aparelhos, permitindo que a água entre nos componentes e queime tudo.

Vale lembrar que a garantia da Apple nunca cobriu danos causados por líquidos.

Então não seja louco de colocar seu iPhone sob a torneira, porque não é assim que se faz. Também não mergulhe-o em nenhum balde com água sanitária e evite deixar entrar umidade em qualquer orifício do aparelho.

Também não use nenhum produto em forma de spray, aerosol ou ar comprimido, pois isso acaba empurrando tudo para dentro das fendas, que são mais difíceis de limpar depois.

Outro grande problema de produtos abrasivos é o de destruir a camada oleofóbica que existe na tela do seu iPhone. Por isso que é importante você tomar cuidado com o produto que usa.

Não passe álcool gel no seu iPhone. O produto é bom para as suas mãos, mas não para eletrônicos.

Não use papel higiênico para limpar a tela do aparelho. Ele deixa muitos fiapos, é abrasivo e atualmente é um produto bastante valorizado para ser desperdiçado. Lenços de papel também são abrasivos.

E nunca, NUNCA faça limpeza do aparelho com ele ligado ou conectado em algum fio.

Como limpar o iPhone

Como limpar o iPhone

É tanta coisa que você NÃO PODE fazer que provavelmente fica a pergunta: mas afinal, como é possível limpar meu iPhone?

Existem dois elementos que são recomendados pela própria Apple para limpar o iPhone: panos macios que não soltem fiapos e álcool isopropílico com concentração de no mínimo 70%.

O álcool isopropílico é um dos mais indicados para a limpeza de eletrônicos por possuir baixa concentração de água e, por isso, ter rápida evaporação. Ele pode ser encontrado na internet ou em lojas especializadas em eletrônicos.

Com isso em mãos, siga os passos:

  • Desligue o aparelho e desconecte todo e qualquer fio preso a ele
  • Se estiver usando uma capinha protetora, retire-a (ela também deverá ser higienizada separadamente)
  • Umedeça o pano no álcool isopropílico (sem exageros) e passe em toda a superfície do iPhone, frente e verso, sem pressionar. Cuide para o aparelho não ficar úmido demais
  • Espere alguns minutos antes de religar o aparelho, para todo o produto secar completamente

Isso já é o suficiente para você dar uma boa desinfetada do aparelho. Repita o procedimento sempre que achar necessário, mas cuide sempre para não exagerar.


Como você pode perceber, é relativamente simples limpar o exterior de seu iPhone, desde que se use os produtos corretos que não danifiquem o aparelho.

No mais, tome cuidado consigo mesmo, não entre em pânico e lave as mãos sempre que sair de casa.

Botão Voltar ao topo