Dicas de iPhone e iPad

Defina quais atalhos de sites mostrar quando você abre uma nova aba no Safari

Quando você abre uma nova aba ou começa a digitar um endereço no Safari do iOS (iPhone ou iPad), a página mostra um grupo de atalhos. Estes atalhos ou são nativos do sistema ou alterados pelo próprio usuário, que muitas vezes usa o Safari também no Mac e sincroniza pelo iCloud.

Se você nunca se deu conta de que é possível escolher o que irá aparecer nesta página, então conheça o procedimento neste tutorial.





Isso que aparece no Safari ao abrir uma nova página de internet são os chamados Preferidos, que nada mais são que atalhos para sites que você gosta ou costuma frequentar. Você pode configurar estes atalhos da maneira que quiser, para ficar ainda mais fácil e prático quando você precisar usar a internet.


Adicionar um site aos Favoritos no Safari

Para adicionar qualquer site aos favoritos, é muito fácil:

Passo 1: abra a página de internet desejada no Safari e toque no botão de Compartilhamento, na parte inferior da tela.

Favoritos do Safari

Passo 2: Toque no botão “Adicionar Favorito“. Você pode também optar por adicionar aos Preferidos, que explicaremos mais adiante o que significa.

Favoritos do Safari


Apagar um favorito

Para apagar um favorito, basta você tocar nele e segurar por 2 segundos, até aparecer o menu para apagar.

Favoritos do Safari


Criar uma pasta nos Favoritos

Para facilitar a sua organização caso tenha dezenas de favoritos gravados, é possível (e aconselhável) criar pastas para dividir os atalhos em assuntos.

Passo 1: Toque no botão de Favoritos na parte inferior da tela do Safari.

Favoritos do Safari

Passo 2: Na parte de baixo da tela, você verá o botão Editar. Toque nele.

Favoritos do Safari

Passo 3: O botão Nova Pasta aparecerá e você então poderá criar a sua. Repare que neste ponto, você também pode apagar outras pastas ou favoritos.

Favoritos do Safari


Configurar os Preferidos

Você sabe qual a diferença entre Favorito e Preferido?

Uma certa confusão foi gerada com a tradução em Português de algo que em inglês é bookmark. Desde o início dos grandes navegadores de internet, como o saudoso Netscape Navigator, os sites colocados em uma lista de preferência foram traduzidos para a nossa língua como Favoritos. Mas aí veio a Apple e resolveu colocar no Safari uma espécie de “favoritos dos favoritos”, em que destaca ao abrir uma aba apenas alguns atalhos das centenas que geralmente adicionamos. Em inglês, ela chamou isso de Favorites.

favorites

Ou seja, os tais Favorites não são os nossos Favoritos. E agora, José?
No fim, a tradução de bookmarks continuou como Favoritos e a de favorites ficou Preferidos. Se fixarmos bem essas definições, não haverá confusão.

Caso você tenha várias pastas nos preferidos do Safari (criadas pelo computador ou no próprio aparelho), você pode escolher uma delas para ser sua pasta padrão de Favoritos. Para isso, siga os passos:

Passo 1: Abra o aplicativo Ajustes.

Ajustes

Passo 2: Procure a opção Safari.

Safari

Passo 3: Toque no menu Preferidos.

Preferidos do Safari

Passo 4: Escolha a pasta que você quer deixar como padrão.

img_2264

A partir daí, todos os favoritos que estiverem na pasta que você escolheu aparecerão como atalhos quando você abrir uma nova aba do Safari. Assim, será mais prático ter acesso a eles.


Esta e outras dicas estão em nosso livro gratuito 100 Dicas de iPhone e iPad. Não é necessário se inscrever em nenhuma newsletter, nem curtir nenhuma página no Facebook, nem mesmo nos seguir no Twitter para conseguir a sua cópia. Não há pegadinhas, nem truques escondidos, coisa rara hoje em dia na internet. Ele está disponível na iBook Store da Apple, neste link. Boa leitura. ;)

Botão Voltar ao topo