Dicas de iPhone e iPad

Dica do dia: como incluir palavras no dicionário do iPhone, iPad ou iPod touch

O maldito corretor automático do iPhone sempre foi motivo de irritação para alguns usuários. Isso porque ele é um pouco invasivo ao corrigir, pois se você não rejeita a palavra sugerida ele a considera certa. Isso é terrível em momentos que não estamos olhando para o que digitamos, pois queremos apenas escrever logo a mensagem ou SMS que vamos enviar.

Antes, a melhor solução era desligar a autocorreção (Ajustes > Geral > Teclado), ou então usar gambiarras com os Contatos (dica que até o William Bonner leu aqui e retuitou). Hoje, felizmente, o iOS 5 permite a adição de palavras diretamente no dicionário, para que o sistema não fique escrevendo o que você não quer.

O problema maior na autocorreção nativa é com gírias regionais que não fazem parte do dicionário original. Com isso, “tava” vira “Tavares” e “hahaha” pode virar diversas coisas. Veja como mudar isso:

Passo 1: Vá em Ajustes > Geral > Teclado. No final da tela, você encontra a configuração de atalhos de teclados e é lá que iremos. Toque em “Adicionar Novo Atalho”.

Passo 2: Adicione a palavra que você não quer que seja mais corrigida no campo Frase. Você não precisa preencher o campo Atalho pois no caso não queremos que seja substituído por nada, muito pelo contrário.

Neste ponto, basta tocar no botão Salvar e a palavra agora não será mais substituída quando você escrevê-la. Repita os passos para todas as palavras que você quiser incluir no dicionário. 🙂

Para ver mais dicas para iniciantes, não deixe de visitar nossa seção Você Sabia. Baixe também nosso eBook gratuito com Os Segredos do iOS 5.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo