Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como instalar a CNH Digital no seu celular sem precisar ir ao Detran

Para colocar no celular uma versão digital da carteira de motorista (CNH – Carteira Nacional de Habilitação), o Denatran e o Serpro introduziram a validação através de reconhecimento facial, que permite ao cidadão realizar todo o processo direto no celular, sem precisar se deslocar.

Infelizmente, se você não se enquadrar em um padrão estabelecido pelo sistema, você terá dificuldades em ser reconhecido pelo aplicativo.

A validação biométrica facial está presente no aplicativo, que usa o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para validar se o rosto do usuário é da mesma pessoa da foto na carteira.

Após associar a CNH ao aparelho, o documento digital ficará registrado no aplicativo e terá a mesma validade que o documento impresso. Há quem já tenha usado até mesmo para embarcar em voos domésticos pelo país.

Quem já tem o aplicativo instalado no iPhone, precisa atualizar para a versão 2.3.0. Quem não tem, basta baixá-lo gratuitamente neste link.

YouTube video

Como instalar a CNH Digital

Passo 1: Instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no iPhone.


Passo 2: Caso não tenha o cadastro no aplicativo, faça-o, confirmando o link enviado por e-mail. Faça login.


Passo 3: Toque no botão de ➕ no canto superior direito da tela.


Passo 4: Toque em “CNH Digital” para adicionar a sua carteira no aplicativo.


Passo 5: Escolha a opção “Validação pelo celular“.


Passo 6: Pegue sua CNH em papel e escaneie com o aplicativo o QR Code do verso.


Passo 7: Siga as instruções para o registro com a câmera frontal do iPhone. Você precisa encaixar seu rosto na moldura apresentada e seguir alguns passos, como fechar o olho esquerdo, depois o direito e por fim, sorrir. Se demorar demais, o tempo expira e é preciso começar do início.


Passo 8: Após validar o rosto, digite o número do seu celular.


Passo 9: Crie uma senha de quatro dígitos. Ela será solicitada sempre que você for utilizar a CNH Digital.


O documento digital fica registrado no aplicativo e terá a mesma validade que o documento impresso.

Caso você esqueça a carteira em casa, o aplicativo permitirá que você seja devidamente identificado se precisar. O acesso à CNH Digital funciona off-line e portanto não necessita de conexão internet após adicionada.

Vale lembrar também que a CNH Digital funciona em apenas um aparelho. Se ele for roubado ou estragar, o documento digital pode ser anulado para não ser usado indevidamente, e você terá que fazer todo o processo de novo.

Botão Voltar ao topo