Notícias

Estado de São Paulo lança RG digital no iPhone

Enquanto o Governo Federal ainda trabalha para implementar uma DNI Digital, quem tem registro no Estado de São Paulo já pode colocar seu RG digital no iPhone, assim como já faz com a CNH Digital e com o CPF.

A Polícia Civil de São Paulo acaba de lançar RG DIGITAL SP, versão digital da nova cédula de identidade.

Mas para conseguir instalar no seu iPhone, são necessários alguns requisitos.



Para registrar a forma digital do RG, é obrigatório:

  • ter o RG emitido pela Polícia Civil de São Paulo
  • a emissão precisa ser posterior a 4 de fevereiro de 2014, que é quando o cadastro biométrico passou a ser feito. O que diferencia é que a numeração é vermelha e há um QR code no verso.

Quem não possui a versão com cadastro biométrico, pode solicitar uma segunda via do RG, mas terá que ir presencialmente lá fazer.

Mesmo sendo específico para documentos emitidos em São Paulo, o RG Digital tem validade em todo o território nacional. No entanto, ela não dispensa a necessidade de fazer a versão em papel primeiro.

O RG Digital só pode estar instalado em um único aparelho. Em caso de perda ou roubo, o cidadão pode baixar o documento em outro aparelho, o que fará que no primeiro celular ele seja descadastrado.


Como instalar o RG Digital

Para ter a versão digital do seu RG no seu iPhone, siga os passos:

① Baixe o aplicativo

Instale o app RG Digital SP no seu iPhone ou Android.

② Leia o QR Code

Abra o app e, no momento solicitado, aponte a câmera do celular para o código QR situado na parte traseira do seu RG. Se não existir um, o documento não é compatível.

RG digital

③ Faça uma selfie

O aplicativo pedirá que você registre seu rosto para realizar o reconhecimento facial. Isso garante que nenhuma outra pessoa além de você conseguirá instalar o seu RG.

RG digital

④ Cadastre uma senha

Apenas 4 dígitos, que não podem ser esquecidos. Há a opção de ativar o Touch ID ou o Face ID.


Depois de todo o processo realizado, as informações são analisadas pelo app e, caso a prova de vida seja confirmada, a versão digital aparece no aplicativo após alguns minutos.

Acesso irregular à câmera

O novo recurso do iOS 14 de informar quando a câmera frontal está sendo usada revelou que o aplicativo RG Digital SP usa a câmera constantemente, mesmo quando teoricamente não precisaria.

RG digital

Seria isso um bug do estagiário da equipe que desenvolveu o aplicativo, ou algo maquiavelicamente implementado para vigiar os cidadãos?

Nós apostamos na primeira opção. E esperamos que esse “bug” seja consertado o mais rapidamente possível. Enquanto isso, é possível impedir que o app tenha acesso à câmera (após o cadastro ser feito) em Ajustes › Privacidade › Câmera.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar