Curiosidades

Veja algumas novidades do terceiro beta do futuro iOS 8 (atualizado)

iOS 8 Beta 3

Conforme noticiamos aqui, a Apple liberou nesta segunda uma nova versão de testes do futuro iOS 8 exclusivamente para desenvolvedores prepararem seus aplicativos. Nós estamos testando e com poucos minutos de uso já deu para perceber algumas mudanças em relação aos betas passados. Confira algumas.

ATENÇÃO: a versão beta do iOS 8 é apenas para desenvolvedores cadastrados. Não aconselhamos a instalação de arquivos encontrados pela internet pois isso pode comprometer os dados dos usuários, além da versão ainda estar muito instável e apresentar diversas incompatibilidades com aplicativos atuais, como o WhatsApp.

→ Fotos apagadas

O aplicativo Fotos trará um álbum que guardará por 30 dias as fotos apagadas do aparelho, para evitar casos de apagar sem querer suas imagens. A novidade no terceiro beta é que ele passa a mostrar em cada foto os dias que faltam para elas desaparecerem definitivamente do aparelho.

Álbum de fotos apagadas

→ iCloud Drive

A nova versão do iCloud, chamada de iCloud Drive, começa a ficar disponível para os desenvolvedores. Eles podem migrar para a nova nuvem, transferindo todos os documentos para ela, mas em contrapartida não poderão mais usar os Documentos do iCloud em dispositivos com iOS anterior (isso inclui avanço de jogos entre dispositivos). Como explicamos aqui, é como se fosse uma “nuvem paralela” que só pode ser acessada pelo iOS 8.

iCloud Drive

→ Ativar Handoff

Os testes com o Handoff começaram. A função permitirá continuar um email iniciado no iPad diretamente no iPhone, por exemplo. Em nossos testes, conseguimos inclusive atender uma ligação de celular no iPad mini Wi-Fi, com o iPhone no lado. Falaremos mais sobre isso em um futuro artigo.

Handoff

handoff teste

→ Salvar sempre imagens recebidas em Mensagens

Assim como acontece em outros aplicativos de mensagens, será possível pedir para o sistema gravar automaticamente no Rolo da Câmera todas as imagens e vídeos recebidos no iMessage.

iOS 8 beta _ Manter imagens

→ Desligar QuickType

Você poderá desligar a nova função QuickType direto nos Ajustes do teclado.

QuickType

→ Análise de Aplicativos

A partir do iOS 8, a Apple incluirá no sistema uma forma de enviar relatórios automáticos para os desenvolvedores quando os aplicativos não funcionam como deveriam. Isso ajudará a melhorá-los. Mas quem decide se compartilha estas informações ou não será sempre o usuário, assim que instala o sistema.

iOS 8 beta - Analytics

→ Pequenos ajustes gráficos

Várias partes do sistema estão recebendo alguns ajustes gráficos que talvez nem valham a pena serem citados, pois podem mudar até a versão final. Os botões de avisos do sistema (do tipo “OK’ e “Cancelar”) não estão mais um do lado do outro e sim um em cima do outro. Na Central de Notificações o botão de “Limpar” ainda está sendo estudado. E quando se esconde o QuickType do teclado (movimento de cima para baixo na tela), o visual ficou melhor.

iosbeta_botoesiosbeta_limpariosbeta_qktype2

→ Ditar o código de segurança

A Apple parece estar fazendo testes com entrada de códigos com a voz. Ao tentar redefinir algum ajuste que precisa do código do aparelho, um microfone aparece ao lado do teclado. Mas por enquanto não conseguimos fazer funcionar. (observação feita pelo leitor Rafael Ramos)

Código com voz

→ Aplicativo Health já trabalha com M7

O aplicativo de saúde incorporado no sistema, que até então não era compatível com nenhum acessório, ganhou nesse beta a leitura do chip M7 do iPhone 5s (e do iPad Air e Mini Retina), que registra os passos dados pelo possessor do aparelho. Ao acessá-lo, já é possível ver o registro de passos e distância. Com o tempo, claro, outros acessórios ajudarão a alimentar de informações o app (descoberta do Johnny Mendes).

iOS 8 - Saúde

→ Ligações telefônicas usando o Wi-Fi

O iOS 8 trará a possibilidade de transferir ligações telefônicas da rede celular para a rede Wi-Fi, poupando assim custos. Porém, a operadora terá que oferecer compatibilidade para isso. Por enquanto, apenas a T-Mobile, dos EUA, parece estar pronta para a tecnologia. (via 9to5mac)

Ligações pelo Wi-Fi


Veja a lista completa de novidades que o iOS 8 trará em nosso artigo especial.

 

Botão Voltar ao topo