Como um iPad esquecido em um hotel de Las Vegas foi parar na China
Pelo jeito, nem sempre “o que acontece em Vegas, fica em Vegas“. Pelo menos não foi o que aconteceu com um iPad Pro esquecido em um quarto de hotel. É a história que relata Chance Miller, editor do site 9to5mac, que conta o que aconteceu com seu iPad em uma viagem.
No ano passado, Miller fez uma viagem a Las Vegas para ver o show de abertura da cantora Adele no Caesar’s Palace. Curiosamente, Tim Cook, CEO da Apple, também estava na cidade para ver o mesmo show.
O editor frequenta Las Vegas algumas vezes por ano, então isso não foi nada fora do comum.
Quando embarcou em seu voo de volta para casa no domingo daquele fim de semana, o autor percebeu que seu iPad Pro de 11 polegadas não estava em sua mochila.
Após tentativas de entrar em contato com o hotel onde tinha ficado, o Circa Resort and Casino, Miller foi informado que ninguém havia encontrado o iPad Pro em seu quarto de hotel.
Então ele fez o que todo o usuário de um dispositivo Apple faz: apelou para o aplicativo Buscar (Find My) para tentar rastrear o dispositivo.
Rastreando o iPad
Ele viu que a última localização conhecida do iPad era o Circa, às 5h da manhã do dia 20 de novembro.
O problema é que o iPad estava sem bateria, pois Miller havia adormecido assistindo Netflix na noite anterior e não o havia conectado para recarregar.
No aplicativo Buscar, Miller ativou a opção “Notificar Quando Encontrado” e ativou o recurso “Marcar como Perdido“.
Ele configurou uma mensagem com suas informações de contato, que apareceria na tela bloqueada assim que o iPad Pro fosse ligado e conectado ao Wi-Fi. Isso deveria solucionar o problema, certo?
Sem notícias por 3 meses
Infelizmente, todas as expectativas do autor foram frustradas. Ele só recebeu uma notificação três meses depois, quando recebeu um e-mail do serviço Find My da Apple.
O e-mail dizia: “O Bloqueio de Ativação (Activation Lock) está solicitando sua senha”.
Ao abrir o aplicativo Buscar, o autor viu que a localização do iPad havia sido atualizada para Oklahoma City, uma cidade a cerca de 1.800 Km de Las Vegas.
Ele então descobriu que uma empresa chamada BuyBack Solutions havia comprado o iPad do próprio hotel. Eles são especializados em reciclagem de eletrônicos.
Ao entrar em contato com a empresa, Miller ficou sabendo que o dispositivo havia sido vendido para uma empresa na China e provavelmente foi desmontado e vendido por partes.
Era o fim do seu querido (e caro) iPad Pro de 11 polegadas…
Miller admite ter sido o responsável por ter perdido o iPad, mas ficou frustrado com a falta de interesse do hotel e da BuyBack Solutions em tentar encontrar o verdadeiro proprietário.
Ele conclui que o aplicativo Buscar da Apple fez o que deveria fazer, mas a culpa recai sobre as pessoas inescrupulosas envolvidas no processo.
Além disso, ficou a surpresa de descobrir a existência de um mercado de compra de eletrônicos perdidos em hotéis de Las Vegas.
Então, fica a dica: se for a Las Vegas, tente nunca esquecer seus eletrônicos no hotel.