Curiosidades

Email de Steve Jobs mostra estratégias futuras que ele imaginava para a Apple

Eu lembro que quando Steve Jobs morreu, muita gente disse que ele tinha deixado para Apple algumas ideias para ela ir lançando com o passar dos anos, o que garantiria o espírito inovador de seu fundador.

Boa parte disso era um sentimento nosso da necessidade de ter certeza que a Apple não entraria em falência com a sua morte (e de fato não entrou), mas de fato ele deixou sim algumas diretrizes, baseadas em sua visão de como as coisas deveriam acontecer.

Mais uma instância na justiça está correndo atualmente entre Apple e Samsung, o que nos dá a oportunidade de conhecermos algumas histórias de bastidores que nunca viriam à tona por meios normais.

Uma delas é um email de 2010 em que Jobs diz o que a Apple precisava fazer para não ser vencida pela concorrência.

Neste email, Jobs fala de varias coisas, estabelecendo uma estratégia para o ano de 2011. Vale lembrar que em 2010 a Apple tinha acabado de lançar o iPhone 4, que reformulou todo o aparelho, mas também trouxe a polêmica do antennagate.

Entre os pontos elaborados por Jobs como pauta de uma reunião da diretoria, destacamos alguns:

  • O mundo está em uma Era Pós-PC e a Apple foi a primeira companhia a chegar à ela
  • Era Pós-PC = mais mobilidade + comunicação + aplicativos + serviços na nuvem
  • 2011: Guerra Santa contra o Google – competir com eles por todas as maneiras
  • 2011: Ano da Nuvem
  • A Apple inventou o conceito de Hub Digital (o PC como centro das necessidades digitais, como contatos, músicas, fotos, vídeos)
  • O Hub Digital passou do PC para a Nuvem
  • O PC virou mais um cliente deste hub, assim como o iPhone, o iPad, o iPod…
  • A Apple está em perigo em manter este velho paradigma por muito tempo. Google e Microsoft estão adiantados nesta tecnologia, mas ainda não se deram conta desta mudança.
  • Amarrar todos os nossos produtos, para que os clientes fiquem presos em nosso ecossistema.

É interessante notar a visão de Jobs quanto ao conceito de mobilidade: menor, mais fino e mais leve, o que diverge um pouco do conceito que alguns querem impor hoje em dia de “telas cada vez maiores” nos smartphones. É possível que a tela maior do iPhone 5 (2012) não teria acontecido se ele ainda estivesse no comando.

Jobs também falou de novos produtos:

  • Um iPhone 4 “plus”, com melhor antena, processador, câmera e software para ficar à frente dos competidores até metade de 2012
  • Ter LTE no iPhone até meados de 2012
  • Criar um modelo de baixo custo do iPhone, baseado no iPod touch para substituir o iPhone 3GS
  • Lançar o iPad 2 com um maravilhoso hardware e software antes mesmo dos competidores alcançarem o modelo atual (iPad 1)
  • Falar do iPad 3, com tela Retina

Na época, não havia ainda um nome para aquele que seria o iPhone 4S, sendo denominado apenas como “iPhone 4 plus”, uma melhoria do iPhone 4. Interessante também a ideia de transformar o iPod touch em um “iPhone econômico”, um conceito que chegou a virar um rápido boato em 2011. Mas a Apple parece não ter seguido adiante com esta proposta, visto que o 3GS continuou a ser vendido até o ano passado.

O mesmo email também planejava transformar a Apple TV em um “acessório que se tornasse um must have para usuários de iPhone e iPad“, com adição de mais conteúdo e até mesmo questionando a possibilidade de incluir aplicativos e navegação internet nela. Acesso à TVs à cabo também era uma proposta.

Muitos dos pontos realmente viraram realidade depois de sua morte, o que mostra que ele realmente visualizava as coisas bem à frente delas acontecerem, para poder tomar decisões baseado nas conclusões que tomava.

Para ver a íntegra do email (em inglês), basta baixar o PDF neste link.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo