Notícias

[rumor] E se o próximo iPod touch viesse compatível com redes 3G?

É um rumor vindo de uma fonte que nunca ninguém tinha ouvido falar antes, ou seja, nada indica que pode ser levado a sério. Porém, não deixa de ser uma possibilidade interessante de se imaginar: a próxima versão do iPod touch poderia vir com modelos compatíveis com a rede 3G, como acontece hoje com o iPad.

Uma coisa que intriga muito em todas estas mudanças no calendário que a Apple está fazendo este ano, é a dúvida que paira no ar sobre o futuro do iPod touch. Um novo modelo dele é tradicionalmente lançado em setembro, mas com o adiamento do iPhone 5, ele poderia ficar ofuscado, diminuindo as vendas. Para aumentar ainda mais as suspeitas, já foram encontradas referências de um novo iPhone nos códigos internos do iOS, mas NADA falando de um futuro iPod, o que é algo totalmente inédito e insólito. Será que a Apple desistiria do iPod touch?

Estes são os fatos que se tem. E é por isso que a hipótese (baseada em informações que ninguém sabe se são reais) de que ele receba uma total reformulação de conceito, é algo que faz pensar.

O novo iPod touch poderia se encaixar perfeitamente no conceito do tal “iPhone econômico” que tanto se fala há tempos: um aparelho portátil, com o mesmo tamanho e sistema do iPhone, mas com menos recursos. Ora, se retirar recursos do iPhone 4 atual parece algo economicamente absurdo (como já filosofamos aqui), colocar mais poderes no iPod touch para aproximá-lo ao iPhone poderia ser a solução perfeita para um modelo diferente e mais acessível aos que não podem comprar o celular da Apple.

O iPod touch tem materiais mais baratos para fabricar, o que permitiria a redução de preços em relação ao iPhone 4. Como indicam os testes realizados pelo Blog do iPhone, apesar da qualidade da imagem da tela Retina do iPod touch ser similar a do iPhone, elas possuem resistências bem diferentes (leia “Testamos a distorção de imagem da tela de um iPod touch 4g“).

Um “iPod touch Plus” (nome fictício) não roubaria vendas do iPhone principal, e ao mesmo tempo poderia ser um quebra-galho para quem não quer se empenhar com fidelidade de planos de voz. A grande limitação que existe hoje no iPod (só se conecta na internet através da rede Wi-Fi) seria derrubada, sendo possível acessar a internet de onde for, através da rede 3G. Ao mesmo tempo que agradaria as operadoras (que venderiam mais planos 3G), seria um primeiro passo rumo a independência delas. Com o crescimento constante do sistema VoIP e outros protocolos (como o FaceTime), muitos acreditam que no futuro a Apple não dependerá mais da telefonia em seus produtos, se servindo unicamente da internet. Um iPhone com chip universal embutido já foi até mesmo patenteado por ela.

A ideia de transformar o iPod touch em um iPhone-sem-telefone, mais econômico, faz muito mais sentido que um modelo mini, nano ou 4S. Mas até agora, tudo não passa de hipóteses e nada concreto pode nos dizer que isso irá mesmo acontecer. Pelo menos até o momento.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    Com certeza fica mais lógico que um iphone capado…

    • Thiago

      gostaria de saber os numeros do touch antes e depois do ipad…com certeza este ofuscou o touch e provou que é um IPODÃO

  • @imgleeek

    Venho sonhando com isso desde que comprei meu iPod 2G, agora o que me vem a mente é o preço, já que do iPad Wi-Fi para o iPad com 3G + Wi-Fi há uma pequena diferença de R$ 400,00.

    • rafaelhbarros

      Venho sonhando com isso desde que descobri o iPod.

      Isso dai vai matar meu desejo de ter um iPhone e vou continuar so com meu iPod.

    • joãoomp

      olha em relação a preço penso da seguinte forma, o ipod esta perfeito para ser um “iphone lite”, oque falta? 3G e GPS, duvido muito que a apple não consiga inserir isso por uns 70$ no ipod, assim poderiamos ter um “iPhone lite” 8gb, seria perfeito, não adianta comparar o adicional do ipad de 130$ pelo 3g e gps, no ipod é outra estrutura se formos ver os fornecimentos das antenas da apple, encaixar esse conjunto é totalmente possivel em 70$, assim teriamos esse iphone por 300$ sem contrato algum, talvez um modelo de 16 gb por 400$, logo um iPhone 5 32gb 649$, iPhone 5 32gb 749, faz total sentido olhando bem o calendario da apple, a tedencia é que o lançamento do iphone seja junto com os ipods, assim a apple descontinua o itouch e vem com dois iphones. (um dica para o blog, coloque intensedebat, é muito melhor que esse sistema de comentarios)

  • Lucas Pedrão

    interessante!

  • Adroaldo

    P mim um iPod touch c 3G e um iPhone. N seria mais futuro ter um iPhone “light” ( o iPod q liga) do q só usar o 3G p dados? O iPad eu entendo ate por causa do tamanho, limitar p não ligar p n parecer q vc tem o iPhone de itu, mas o iPod? Depois eu duvido muito q a diferença de custo seja tão grande a ponto disso. De qq maneira e esperar p ver a Apple garanto sabe mais disso do que eu!:p

    Em tempo tenho tido problemas no nordeste em conseguir um chip microsim prepago. Vcs tbm?

    • Moro em natal-Rn e nunca tive problemas com microsim. Custa entre 10 e 15 reais em todas as operadoras.
      Inclusive, o da minha namorada, eu que cortei com uma tesoura e poli as pontas com uma serra de unha. Ela ta usando há 6 meses e ta perfeito! Hehehe

      • Adroaldo

        Eu tbm cara, vou mt a recife! Vou fazer isso aí de adaptar pq não estou achando nem aki n lá! Tbm só quero tim ou vivo só p achar ele se roubarem pq eu uso a net do iPhone q já tem plano! Abraços

    • Francisco junior

      Uma dica para conseguir comprar um micro-sim: quando você for na loja, você filma a conversa (sem ninguém perceber que você esta filmando e leva alguém com você, quando o vendedor falar que não vende o micro-sim você fala: “isso è venda casada e é crime, e eu tenho uma testemunha e tudo o que você falou esta gravado aqui(nessa hora você mostra a câmera(ou celular,iPhone. De preferencia boa qualidade de vídeo)) e se você não me vender o micro-sim eu vou processar a loja”.

      • Francisco junior

        Eu não gosto muito dessas coisas de processo, mas no próximo iPhone que eu for comprar eu vou ter que fazer isso. E com o dinheiro que você ganhar com o processo você comprar um iPhone novo, se quiserem vender o iPhone só no pôs-pago, faz tudo isso que eu falei acima de novo.

  • Mad

    Anhan! Aí lançam um aplicativo semelhante ao que permitiu o iPad realizar chamadas telefônicas e “BYE BYE iPhone”…

    • JanjaBoy

      E viva o iPhoneislam! 🙂

      • Mad

        Viva! :p

    • JPBlini

      Kkkkkkkk! IPad = iPhone de Itu, kkkkkkk

      • Gustavo

        Cara. que piada sem graça !!!!! Já estou cançado de pessoas como vc por nunca testarem o iPad, acharem que ele é um ipod touch gigante ou etc… Isto para mim cheira a recalque de alguém, que por não ter dinheiro para comprar o ipad , coloca uma desculpa na cabeca( tal como essa piada sem graca)para não comprá-lo.

        • Léo t

          Que que quer dizer cançado?

          • Andre Rangel

            Léo t,

            “cançado” quer dizer canSado mesmo. Se vc entendeu, não fique tripudiando em cima do erro dos outros.estampa cansados de de ver os comentários como o seu também!
            Palhaçada!

            • Eu estampo também! 😛

    • Victor

      Nem tanto, porque hoje em dia o iPod Touch tem 256mb de RAM enquanto o iPhone 4 tem 512, e o iPod Touch não tem tela IPS, ao contrário do iPhone. E ainda assim, ele só funcionaria no auto-falante.
      Então o iPhone continuaria sendo uma melhor opção se as mudanças continuarem seguindo esse ritmo.

  • Juninho

    iLex, acha que, com uma possibilidade dessas, acabem saindo aplicativos no Cydia que permitiriam que o aparelho fizesse ligações normais? Afinal ele ja viria com antena, to errado?!

    • Já fizeram com o iPad, portanto poderia ser perfeitamente possível com o iPod touch. 🙂

      • Dudu

        Pois êh problema ta preço, 20 dólares to medo de compra e nao conseguiram fazer funcionar no iOS 5, seria possível isso acontecer?

        • Deguinhas

          Realmente ate o momento o PhoneITiPad somente funciona na 4.3.3 e uso desde que foi lançado o programa. iPad 3G funcionando como iPhone

      • Agora sim eu quero um! Subistituur o meu iTouch 4G por um iPhone-sem-telefone-ligação-voip-ou-Cydia.

      • Luigi

        Eu fico com meu iPod Touch + Apple Peel =D

    • Mauricio

      Pensem comigo, se o iPad 3G hoje funciona telefone( iPad jailbreak) imaginem o iPod Touch, ele ainda é mais barato, entao as pessoas iram comprar ele e colocar jailbreak do que comprar um iPhone, que é um aparelho mais caro que um iPod Touch.

  • Pedro

    Talvez seja um rumor mesmo porque essas pessoas como eu que não é feita de dinheiro ao invéz de comprar um iphone (1.700 a 2.300) compraria um ipod touch que seria a mesma coisa só que bem mais barato! E com o tempo se isso acontecesse isso de fato algum hacker iria lançar um app no cydia e usariamos como cel um itouch.

  • Dudu

    Gostei idéia mesmo….

  • Cristian

    Eu compraria esse iPod com 3G ( sei que por enquanto é rumor ), se o preço fosse realmente um pouco menos que o iPhone, e que o iPad 3G!

  • Rachel Vieira

    Conheço muita gente que diz que o Ipod é um Iphone sem telefone….
    Se este rumor se tornar verdade, o que esse povo diz fará realmente sentido. A vinda do 3G significaria a vinda do GPS tb, maybe?

    Não acho que a Apple faria isso….seria deixar 2 produtos muito próximos um do outro e ao mesmo tempo com preços bastante diferentes. Não seria dar um tiro no pé?

    • guidson

      Mas isso não é o que as outras fabricantes fazem? Pra isso acontecer na Apple não custa nada… estou certo ou errado iLex?

  • Diego Diniz

    Otimo post, levanta ideias interessantes…

  • Cleberson

    Nossa, agora sim faz sentido!
    Não seria um iPhone fraco, e sim um iPod touch mais potente!

    Essa comparação com o iPad faz ficar muito plausível, agora sim faz sentido!

    iPod Touch WiFi e iPod Touch Wifi + 3G.

    Agora resta a dúvida: será que ele fará ligações, como o iPhone, ou será que o 3G será só para acesso a internet, como no iPad?

    Ah, e outra coisa: isso faz mais sentido mesmo, porque o iPod Touch está muito mais próximo do iPhone do que dos próprios iPods… Curti essa!

  • iLipeh

    Esse iPod+3G ia ser o sonho de todo mundo q tem iTouch e sabe como é horrível depender somente de WiFi…

  • Pra mim não faz tanto sentido assim
    Um iPod com 3G seria quase tão caro quanto o iPhone. Só iriam economizar na tela e no GPS que o iPod não tem. O fato de não fazer chamadas seria só uma limitação por software

  • Luis Felipe

    Eu gostaria e muito que apple fizesse um iPod touch com 3g! =D

  • Luis Felipe

    Eu gostaria e muito que apple fizesse um iPod touch com 3g! Mas acho que fazendo isso o iPod poderia acabar se tornando um “rival” pro iPhone.

  • luiz

    eu ja imaginava isso a muito tempo, queria que fosse verdade

  • Victor

    Seria ótimo se o iPod Touch ganhasse 3G. Não seria necessário pagar por um contrato, gastando assim bem menos do que o iPhone ($599 vs $229), e ele seria quase tão bom quanto ele, principalmente porque no iOS 5 tem o iMessage e Facetime via 3G, o que significa que o iPod Touch seria um telefone exclusivo a usuários de iOS, mas com a ajuda de outros apps como o HeyWire que envia mensagens gratuitas para qualquer número as possibilidades aumentariam ainda mais. Só faltaria telefonar para outros telefones. Pra mim seria perfeito um iPod assim.

  • Lucas

    É um assunto bem polêmico, porque o iPod + 3G pode ser um sucesso, e pode também ser o iPhone killer !

  • Ivone tinoco mury

    Eu quero e saber sobre o desbloqueio do iPhone 4.3.3 04.10.01
    Por favor, me deem noticias.
    Obrigada.
    Ivone

  • @rodrigo_ics

    Se o preco dele for igual ao atual ipod seria muito bem vindo

  • Mas com certeza ia dar para fazer ligacao, o que iria diminuir as vendas do iPhone, olhem, valeria mais a pena comprar um iPod Touch com 3g e dps pagar no Cydia para fazer ligacoes do que comprar um iPhone, logo as vendas do iPhone cairiam….eu sempre quis um 3g no meu iPod, deve ser muito bom…

  • Pedro

    acho que o ideal seria que a tecnologia avançasse o suficiente para se fazer um iphone na espessura do ipod touch (ou seja, extinguir-se-ia o ipod touch), com a mesma autonomia de bateria

  • Daniel

    Seria interessante, mas não tenho interesse no iPod touch, só usaria pra jogar mesmo em lugares onde não posso levar o iPad

  • Daniel Pinho

    O incrível aqui do blog é que além dos artigos serem excelentes, os comentários são muito bons tambem. Da gosto de ler! Parabéns a todos e um brinde ao iphone de itu 🙂

  • Mário J

    Um iPod com 3G seria show de bola, ainda mais onde eu moro o sinal da VIVO e TIM (3G) se expandindo ainda mais na minha região rs! 😀

  • Guilherme

    Pois é. Pra mim foi o meu primeiro IOS. Suei pra pagar mas valeu a pena. Embora a tela dele haja distorção ele é super resistente. Mas ficaria chateado se agora o colocassem 3G. Depois de tanto uso com ele nos momentos que mais precisei da net algumas vezes me deixou na mão. Deveria ter esperado mais.

  • Lukas

    Eu particularmente acharia uma boa idèia!
    Com redes wifi,o ipod touch fica limitado.
    Não è em todo lugar que se acha wifi

  • Lukas

    Mas o ipod touch poderia vir com um material mais barato e simples,e com algumas opções de comunicação e rede 3G.
    Porquê wifi não è em todo lugar,se você for pra um lugar distante,o ipod fica totalmente inùtil,pois a maioria dos apps não funciona sem rede,e nem mesmo vai dar para baixar as coisas e navegar.

  • Enzo

    Queria que o iTouch 5 viesse também no modelo branco, ia ser demais!

  • Antonio Carlos KK

    embreve usuário de iPod touch (gringo) com baseband aqui no Brasil diz: quando sai unlock, quando sai

    ¬¬’

  • Eu acho ótimo, pq ficar trocando todo ano o iPhone não dá, meu bolso não aguenta houehouh

    Lembrando que com o Skype já permite fazer ligações com o iPod, infelizmente precisa de uma rede wi fi pra isso, acho que falta o viber para o iPod tbem.

  • Will

    Eu acho que esse rumor não vai vingar, cada idevice tem a sua proposta, essas diferenças são propositais desde o começo, o ipod touch e o iphone já são muito parecidos principalmente aos olhos do público que não entende muito, a única diferença que percebem de cara é o iphone faz ligação, o ipod não.

  • Anderson

    Na verdade esse iPod já existe. Chama-se iPhone, e vc pode comprá-lo em qualquer operadora. =)

  • Iago Andreucci

    Acho ridiculo essa ideia! Acho que ele deveria ser instinto mesmo e fica só iPhone. Vai ficar completamente sem sentido nenhum, os preços tem que abaixar, não criar um modelo mais barato! KK aiai

    • Paulo Moretto

      Concordo, iPod touch com 3G é quase igual ao iPhone. Tenho um que trouxe da França e uso em casa no wi fi para não detonar a bateria do iPhone 4 !

  • Gabriel

    Se tiver 3G eu largo o iPhone e parto para o iPod.

  • bryan

    Ilex acho que o texto tá errado lá em cima.

    é a dúvida que paira no ar sobre o futuro do iPod touch.

    é a dúvida que para no ar sobre o futuro do iPod touch

    não é paira é para. Aruma ai.

    • Hahahahahahahahahahahahaha

      • André Luiz

        SOPAKaSKOPoaSKPoaSKP Rachei!

      • Daniel Pinho

        Chamada popularmente de dúvida beija-flor.

    • Leo

      Ushsauhsuahasuahsuahsusuhhus como assim amigooooo?????

      Só rindo mesmo 😛

    • Rafael

      Oi ?

    • gabriel pontes

      hahaha que burro da zero pra ele.

  • Mas pensem bem, se o iPod fizesse ligaçao, isso so seria possivel com uso de fones de ouvido ou pelo auto-falante pois ele nao tem a saida de audio do iphone. Isso seria um transtorno toda vez q o iPod tocasse.
    Por tanto ele ainda perde pro iPhone!!

    =p

  • Na minha opinião, um iPhone com 64GB ou mais faz o papel do iPod touch, e a ausência dele no mercado nem deixa saudades, o iPhone cobre a falta dele sem o menos problema..
    Quem compra um iPod tem dinheiro pra comprar um iPhone.. quem nao tem dinheiro pra um iPhone nao compra o iPod!

    • Will

      Ah eu acho que nem sempre quem tem dindin pra um iPhone tem pra um iPod, um iPod touch sai metade do preço de um iPhone novo ou ate menos.

  • eu acho que se a Apple fizer um iPod Touch com 3G vai estar dando um ‘tiro no próprio pé’ pois farião uma modificação no sistema (como o fizeram com o iPad) possibilitando o iPod fazer ligações assim matando o iPhone (acho que isso não ocorrera)

  • Leo

    Um iPod touch com 3G seria tudo *___*

  • Igor Beduin

    A muito tempo e ja tinha dito isso em uma comunidade, sobre a implementação do 3G no iPod… bom, me chingaram até, falando q eu era louco q o diferencial do iphone pro ipod era essa e a apple nunca faria isso, quem quizesse um plano 3G, teria q ter um iPhone, nao um ipod… Se isso for mesmo vdd, eu vou esfregar na cara de todo mundo 😀

  • Mauro Elias

    Tem uma coisa que vcs estão esquecendo!
    A bateria do iPod é um lixo comparado com o iPhone, com iPad então…
    Pode ser até problema no meu, mas se eu ficar jogando por umas 3 horas já aparece a mensagem de bateria baixa.
    Vai ter que melhorar a bateria do iPod.

  • Leonardo

    Faria mais sentido um iPad mini com uma bateria da mesma duracao do iPad. Tenho um touch 3G que desanima utiliza-lo de qualquer formaque nao seja email e musica…é tao bom jogar e vero aviso de 20% restante de bateria…rs

  • Wesley

    Isso aumentaria as vendas na iTunes Store, ou seja..

  • André Jacob.

    Duvido muito que a própria Apple lance o tão esperado “iPhone Killer”, porque um iPod com 3g seria praticamente isso, a unica limitaçao seria na tela, que na verdade é apenas mais sensível, e talvez no design ou materias usados na fabricaçao do produto final…

    Porque a limitaçao de nao poder fazer ligaçoes é apenas de software, ja está provado com o iPad jailbreak, em poucas semanas teriamos dezenas de meios diferentes de habilitar ligaçoes no iPod via jailbreak e isso concerteza nao seria bom pro iPhone.

  • Lucas Pereira

    Eu particularmente não acho bom o iPod 5 vir com antena 3G, porque vai tornar-se um iPhone que não faz ligações, estou certo? Eu não compraria o iPod, e sim um iPhone de vez… Exceto se as “malandragens” do jailbreak fizerem algo pra efetuar ligações… Aí o papo é outro…