Curiosidades

Apple perde causa contra uma empresa italiana que adotou o nome ‘Steve Jobs’

Durante sua longa história, a Apple já passou por várias brigas legais a respeito de nomes e marcas, até mesmo no Brasil (leia: Caso Gradiente: juiz determina que a Apple pode usar o nome iPhone no Brasil). Apesar de muitos criticarem o fato de que há palavras que ela não deveria ter a propriedade, é inegável que quando se fala de Steve Jobs em 100% dos casos vem em nossa mente a marca da maçã, graças ao seu fundador que ajudou a revolucionar o mundo digital nos últimos anos. Portanto, se alguém adotar este nome para uma empresa e ainda usar um logotipo com uma letra mordida e uma folha por cima, fica meio claro que ela foi fortemente inspirada na Apple.

Dois irmãos italianos resolveram colocar este nome em sua empresa de roupas, e obviamente a Apple entrou na Justiça contra eles. Mas apesar da tentativa, a empresa californiana perdeu a causa.

Não tem como negar que há uma relação direta entre o nome e a Apple, e os próprios fundadores não escondem isso. O logotipo é um “J” com um pedaço faltando, muito similar ao logotipo da Apple. Para piorar, a “folha” superior do logo foi copiado na cara-dura, sem nenhum constrangimento.

Porém, o fato é que a Apple não registrou a marca “Steve Jobs” em nenhum lugar do mundo, o que deu abertura para os dois irmãos napolitanos registrarem a marca. Em 2012, logo após a morte do co-fundador da empresa americana, eles resolveram adotar o nome como marca para colocar em suas roupas.

Por não possuir direito ao nome “Steve Jobs”, os advogados da Apple atacaram na semelhança do logotipo. Porém, o Escritório da União Europeia que regula o mercado interno recusou a oposição solicitada pela maçã, afirmando que uma letra (no caso o J) não é algo comestível e portanto o pedaço que faltava ali não poderia ser considerado uma mordida, o que se diferenciaria do logotipo oficial da Apple.

Por mais absurda que a justificativa possa parecer, legalmente a Apple ficou de mãos atadas e não conseguiu impedir que os irmãos usassem tanto o nome quanto o logotipo.

Hoje, eles fornecem as roupas para diversas lojas na Itália e já possuem grandes planos de expansão.

Fonte
La Repubblica
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar